Actualidade
Diário Económico, 13/02/2007

Seabra Santos eleito novo presidente do CRUP

21 de maio, 2007

Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra, foi eleito presidente do Conselho de Reitores. O candidato único foi eleito à primeira volta, realizada no dia 12/02, com 12 votos das quinze universidades que constituem o CRUP.  
 
O reitor, que até agora era responsável pelas questões orçamentais, há muito que defende a necessidade de refundar está órgão.  
 
Com esta eleição termina uma vaga de processos eleitorais que levaram à mudança de reitores em 40% das universidades do CRUP.  
 
O ano 2007 marca o fim de um processo de mudança nas lideranças de grande parte das universidades portuguesas.  
 
CRUP tem função de órgão regulador  
 
Criado em 1979 pelo Governo, o Conselho de Reitores foi criado "dentro de uma política de desconcentração e descentralização das competências do Ministério".  
 
"Não se trata da constituição de um mero órgão consultivo, já que com a sua criação o Ministério transfere de facto para o sistema universitário uma parte das funções coordenadoras que até agora cabiam à Direcção-Geral do Ensino Superior", refere o decreto-lei que criou este órgão.  
 
O CRUP tem como funções coordenar as actividades das universidades e pronunciar-se sobre questões solicitadas pela tutela.  
 
Os difíceis equilíbrios  
 
De grupo de pressão a órgão de defesa de interesses corporativos, muito já se disse sobre o órgão que representa as instituições que formam as elites em Portugal. Desde o ano em que foi criado, em 1979, que o Conselho de Reitores contribui para a definição de políticas de ensino superior.  
 
A um período de cooperação com a tutela, que deu origem à lei de autonomia e de avaliação, seguiu-se um período de braços-de-ferro com o Governo. No início tinha uma forte coesão interna que o poder político tinha grande dificuldade em dividir.  
 
DE, 13/02/07