Actualidade
Próximo curso: "Paulo Freire e a Educação na Cidade" (inscrições até 6 de Julho)

Universidade do Minho promove "Oficina de Saberes"

11 de julho, 2006

No sentido de contribuir para a edificação de percursos e modalidades de educação ao longo da vida e de construir respostas socialmente sustentadas aos desafios da sociedade do conhecimento, o Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional organiza a iniciativa Oficina de Saberes, um Curso de Verão que propõe (per)cursos de debate e análise de algumas problemáticas relevantes no campo da educação.

Assim, a próxima realização da Oficina de Saberes, com o curso Paulo Freire e a Educação na Cidade, orientado por Licínio Lima, é particularmente dirigida a responsáveis autárquicos, membros e dirigentes de associações de pais, animadores educativos e culturais, formadores e professores, outros membros e dirigentes associativos e sindicais envolvidos na educação. Licínio Lima é docente da Universidade do Minho, fundador do Instituto Paulo Freire de Portugal e assessor internacional do IPF de São Paulo, Brasil.

A conferência de abertura terá como tema geral  "A Actualidade de Paulo Freire" e será da responsabilidade de Luíza Cortesão, Professora Emérita da Universidade do Porto, fundadora e Presidente da Direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Considerado por muitos um dos maiores expoentes do pensamento educacional da segunda metade do século XX, Paulo Freire produziu uma obra vasta e multifacetada cuja recepção, entre nós, tem sido geralmente associada às problemáticas da educação de adultos, da educação popular e da alfabetização.

Sem prejuízo do estudo dos seus principais contributos para as áreas referidas, o Curso de Verão incidirá sobre a produção mais recente do pedagogo brasileiro e, designadamente, sobre a sua obra enquanto administrador público da educação numa das maiores cidades do mundo e nas respectivas reflexões que, a partir de então, produziu sobre política e democratização da educação (autonomia, participação, descentralização, projecto educativo, etc.)

São objectivos do curso:

. apresentar os traços mais marcantes da vida e da obra de Paulo Freire e reflectir criticamente sobre a sua actualidade;

.discutir os conceitos de política educativa e politicidade da educação em articulação com a sua obra A Educação na Cidade;

.estudar as reformas educativas que desencadeou na cidade de São Paulo, especialmente no que refere à organização e administração das escolas;

. reflectir criticamente sobre os conceitos de democracia, participação, cidadania e autonomia, entre outros, desenvolvidos por Paulo Freire nos seus ensaios teóricos e nas suas práticas.

* Colaboração do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Organização do curso: segundo uma tipologia que compreenderá sessões teóricas e sessões teórico-práticas.

Horário de funcionamento: Quinta-feira, 20 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)

Sexta-feira, 21 de Julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)

Sábado, 22 de Julho (9h-13h)

Local de funcionamento: Instituto de Educação e Psicologia

Universidade do Minho

Rua Abade da Loureira

(junto à Central de Camionagem)

4700-356 Braga

Inscrições: até 6 de Julho de 2006

Secretaria do Departamento de

Sociologia da Educação e Administração Educacional

Instituto de Educação e Psicologia

Universidade do Minho

Campus de Gualtar

4710 Braga

endereço electrónico:calexandra@iep.uminho.pt 

Valor da inscrição: 75 ? (cheque passado ao Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional)

Estudantes da Universidade do Minho: 60 ?(cheque passado ao Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional)

Número limite de inscrições: 25 (segundo a ordem de recepção)

Informações: fantunes@iep.uminho.pt

                          Tel.: (351) 253 604 275