Todas as notícias Em foco

Pré-aviso

08 de maio, 2015

PRÉ-AVISO DE GREVE

 

PARA TODA A ATIVIDADE A DESENVOLVER PELOS DOCENTES DO E.P.E. NA SUÍÇA

 

DAS ZERO ÀS VINTE E QUATRO HORAS DE 23 DE MAIO DE 2015

 

 

Desde o início do ano que, com a desvalorização do franco suíço, os docentes do EPE na Suíça viram os seus salários desvalorizados em cerca de 20%. Apesar dos insistentes pedidos de reunião apresentados pela FENPROF ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, estes não mereceram qualquer resposta.

 

Entretanto, a FENPROF recebeu um projeto de alteração do regime jurídico do EPE que, a ser aprovado, poderá dar resposta ao problema. Porém, falta saber quando entrarão em vigor e terão efeito aquelas alterações, mas, igualmente, como serão ressarcidos os docentes dos meses após janeiro de 2015 e o anterior à eventual aplicação daquela alteração do regime jurídico.

 

Face à ausência de esclarecimentos e à não previsão de qualquer mecanismo que contemple os meses que já passaram, nos quais os docentes foram obrigados a contrair dívidas que terão de pagar, é convocada Greve de todos os docentes do Ensino Português no Estrangeiro (EPE) que prestam serviço na Suíça, para toda a atividade a desenvolver no dia 23 de maio.

 

Nos termos da Lei, é apresentado este pré-aviso de greve às autoridades competentes e consideradas adequadas. Esclarece-se que a FENPROF está disponível para, em sede negocial, resolver este problema ficando, assim, a sua resolução a depender apenas da disponibilidade do governo.

 

Lisboa, 8 de maio de 2015

 

                                                                       O Secretariado Nacional da FENPROF

 

 

 

A Direção do SPE