Todas as notícias

Reportagem

10 de dezembro, 2012

A nossa reportagem foi ao encontro de Carlos Peixoto , docente do EPE no Luxemburgo, para uma breve entrevista, obtida no último intervalo dos trabalhos da ação de formação agora realizada em Reimich, por iniciativa do SPE/FENPROF.

O que te levou a participar nesta iniciativa?
Carlos Peixoto (C.P.) – Essencialmente, a necessidade de aprendizagem ao longo da vida ou a consciência de que as competências fazem parte de uma dinâmica. Somos profissionais reflexivos…

Como decorreu esta ação?
C.P. – Constatou-se aio longo destes três dias a qualidade dos formadores e a adequação das temáticas em foco à urgente transformação dos processos de ensino-aprendizagem no Ensino Português no Estrangeiro.  Houve, sem dúvida, um bom ambiente geral de convívio, que é também importante neste tipo de iniciativas.

Há um aspeto que queiras salientar pela positiva ou como sugestão para melhorar o trabalho numa próxima iniciativa?
C.P. – Penso que é imprescindível a aquisição prévia, por parte de todos os formados, de conhecimentos fundamentais das conceções teóricas e respetivas normas executórias, sustentadoras das novas abordagens pedagógico-didaticas, o que proporcionará um melhor aproveitamento da frequência destas ações. 

Entrevista de JPO