Todas as notícias Actividade Sindical

Reportagem

14 de dezembro, 2012
O que te levou a participar neste ação?
Joana Andrade (J.A.) - Por um lado, a necessidade de formação específica que contemple a vertente pedagógica e científica e me possa proporcionar  atualização e  me permita uma notória melhoria da minha prática letiva e, por outro lado, a pertinência da temática. Pareceu-me ainda fundamental participar nesta ação pela possibilidade de permuta de vivências, práticas e metodologias de trabalho com colegas de vários países. 

 Uma apreciação global à forma como decorreu esta ação…
J. A. - Faço uma apreciação global da ação bastante positiva, em termos da organização e preparação, assim como da sua execução, quer dos conteúdos tratados, quer da logística.
Gostaria ainda de ressalvar o bom encadeamento das ações desenvolvidas, desde da abertura e da palestra de introdução da ação, até à divisão em turmas, culminando com a reunião plenária, em que estivemos todos, professores e formadores, novamente juntos e em salutar troca de impressões e esclarecimento de dúvidas ou aprofundamento de ensinamentos colhidos.

 Um aspeto que queiras salientar, pela positiva ou como sugestão para melhorar numa próxima iniciativa:
J. A. - Saliento o ambiente positivo em que se trabalhou e conviveu. Foi excelente ter tido a possibilidade de conhecer outros colegas, que apresentaram outras realidades.
Essencialmente, viveu-se um ambiente pluricultural em português, animado por portugueses que fez pulsar o sentimento de se ser português mesmo na adversidade, onde a partilha foi sempre uma constante através da troca de experiências.
Como sugestão, se é que tal seria possível ou exequível: aumentar o número de horas, de modo a concluir a formação, em vez da realização do trabalho posterior.

Entrevista de JPO