FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
  O Sítio da Greve
newsletter 
RSS
Notícias da Greve ao sobretrabalho - Número 2
06 nov 2019 / 16:28

As informações chegadas à FENPROF e aos seus sindicatos confirmam que há um número crescente de escolas e agrupamentos em que as direções vão procurando formas de reduzir o impacto do “sobretrabalho” sobre os docentes, designadamente do que decorre da realização de reuniões intercalares e outras.

Para a FENPROF, é ineludível que a GREVE AO SOBRETRABALHO esteja na origem dessas decisões que constituem importantes resultados da chamada de atenção que vem sendo feita, desde o ano transato, para um problema laboral de enorme gravidade!


FAZ CHEGAR O HORÁRIO AO TEU SINDICATO
29 out 2019 / 14:53

A FENPROF remeteu, dia 28 de outubro, nova remessa de horários de trabalho que são exemplo dos muitos atropelos e ilegalidades que os docentes continuam a fazer chegar aos seus sindicatos. É o terceiro conjunto que chega ao conhecimento do Secretário de Estado da Educação (SEE), João Costa, e também à IGEC.


Greve Sobretrabalho 2019/2020
25 out 2019 / 17:10

A FENPROF divulga uma primeira lista com 41 escolas e agrupamentos em que há docentes em luta contra os abusos e ilegalidades nos horários de trabalho, aderindo à GREVE AO SOBRETRABALHO.

São problemas que se arrastam perante a passividade e o oportunismo do Ministério da Educação que, ao não tomar medidas para os resolver,continua a aproveitar-se de milhares de horas de trabalho “à borla”, às quais quer continuar a submeter os professores. É contra isto que muitos já estão a fazer greve, de acordo com os pré-avisos emitidos pela FENPROF e outras organizações.

Os/as colegas devem fazer chegar informação sobre a GREVE aos seus sindicatos!


Greve ao Sobretrabalho 2019/2020
23 out 2019 / 11:44

Porque persistem muitas situações de abuso e incumprimento da lei, que poderão até aumentar, em breve, com a realização de reuniões de avaliação intercalar em semanas em que os docentes mantenham toda a restante atividade prevista no horário de trabalho, incluindo a letiva, a FENPROF e outras nove organizações sindicais entregaram ao Ministério da Educação e outras entidades adequadas pré-avisos de greve ao sobretrabalho.

Com o objetivo de clarificar os termos em que professores e educadores deverão participar nesta greve, a FENPROF divulga os seguintes esclarecimentos (FAQ).


Greve ao sobretrabalho
07 out 2019 / 13:14

As organizações sindicais de docentes entregaram ao Ministério da Educação e outras entidades adequadas um pré-aviso de greve ao sobretrabalho. A greve convocada através deste pré-aviso incide sobre as reuniões de avaliação intercalar dos alunos, caso as atividades da escola não sejam interrompidas para o efeito. 

A greve também incidirá sobre todas as reuniões e demais atividade que, não estando prevista, ultrapasse o limite de 35 horas semanais de trabalho. A eventual suspensão desta greve dependerá da disponibilidade do Ministério da Educação, no caso, a próxima equipa ministerial, para respeitar o horário semanal de 35 horas que também se aplica aos docentes.


Consulte aqui todos os pré-avisos já entregues


fenprof@fenprof.pt


Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

 

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação