FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Campanha Nacional em Defesa da Escola Pública
newsletter 
RSS
28 mai 2013 / 09:36

Mensagem em defesa da escola pública com crescentes apoios

A cidade da Covilhã acolheu na tarde da passada segunda-feira, 27 de maio, a campanha nacional em defesa da escola pública. Amanhã estará em Leiria.

O anfiteatro da Ponte Mártir-in-Colo foi o ponto de encontro para muitas crianças e jovens e também muitos cidadãos que ali manifestaram o seu apoio solidário à mensagem que desde o passado dia 14 de maio percorre o país, chamando a atenção da opinião pública para a importância de uma escola pública, democrática, de qualidade e para todos, capaz de responder aos desafios do presente e do futuro.

Na ação realizada na cidade serrana envolveram-se as ES/3 Campos Melo, ES/3 Frei Heitor Pinto, AE Gardunha e Xisto, EB 2,3 Serra da Gardunha e EB1 N.ª Sra da Conceição, AE Paul e Entre Ribeiras, ES/3 Qta das Palmeiras, EBI S. Domingos, AE do Teixoso, EB 2,3 Teixoso, EB1 do Teixoso, EB 2,3 de Tortosendo e a EB 2 Pêro da Covilhã, não esquecendo a Sala Pinóquio do Infantário “Bolinha de Neve”. 

O programa foi muito variado e incluiu momentos de animação com coreografias dinamizadas pelo desporto escolar, artes plásticas, robótica, música, dança, para além de exposições de trabalhos, brinquedos e apresentação de materiais didáticos, designadamente para actividades de educação especial, e ateliers ao vivo de robótica e automação e artes plásticas, da responsabilidade da ES/3 Campos Melo.

A participação de centenas de crianças e da comunidade residente na zona em que a Caravana se instalou nesta cidade é uma referência inevitável no que pode dizer-se ter sido, não só pelo enquadramento paisagístico, como também pela participação da população, um dos melhores dias desta Campanha.

O balanço de dois anos de legislatura  e propostas para o futuro sobre A Escola Pública, foram temas em destaque no debate para o qual foram convidados todos os partidos com assento parlamentar. O PCP, o BE e Os Verdes fizeram-se representar. PSD, PS e CDS faltaram.

Os momentos finais da passagem da caravana da FENPROF no distrito de Castelo Branco foram marcados pela atuação do Coro da EB 2.3 do Teixoso.

Leiria

A cidade do Lis é a paragem que se segue. Esta terça-feira, a caravana está no Largo do Mercado de Santana. Destaque para a exposição de trabalhos dos alunos dos Cursos de Educação e Formação (CEF) de Cerâmica, Informática, entre outros, do Agrupamento de Escolas de Marrazes (Leiria) e para a actuação musical de professores e alunos da escola Secundária Calazans Duarte (Marinha Grande).

Por volta das 18H00 haverá uma declaração de encerramento das actividades no distrito de Leiria.


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo