FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Campanha Nacional em Defesa da Escola Pública
newsletter 
RSS
22 mai 2013 / 17:58

Depois de Aveiro, campanha em defesa da escola pública chega a Coimbra

A atuação, já ao fim da tarde, do “Canto Décimo”, Grupo Coral de Professores do Agrupamento de Escolas José Macedo Fragateiro, de Ovar, fechou com chave d’ouro a presença da caravana em defesa da escola pública na cidade de Aveiro, esta quarta-feira, dia 22 de maio.

Ao longo do dia, a animação em torno da caravana da FENPROF levou ao centro da cidade da Ria alunos e professores de vários agrupamentos do distrito, num programa diversificado que teve apresentação e comentários do Manuel José Soares, docente e radialista.

Os agrupamentos de escolas José Estêvão e Mário Sacramento marcaram presença saliente nesta iniciativa, a que se associaram também crianças do 1º Ciclo do agrupamento da Oliveirinha (Aveiro).

Alunos da Escola Secundária Serafim Leite (S. João da Madeira) fizeram demonstrações de desenho em projeção. Os agrupamentos de escolas de Esgueira (Aveiro), Arouca, Feira (Paços de Brandão) e Arrifana e Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira) deram também o seu contributo a este programa de animação, acompanhado por muitos cidadãos aveirenses, que apreciaram a exposição e assinaram o postal da campanha.

Alunos do agrupamento de escolas de Aveiro apresentaram quadros do reportório da participação nas “Escolíadas” e um grupo de alunos do 2º e 3º ciclos do agrupamento de escolas José Estêvão trabalharam o projeto “Mar de Nós”. Destaque ainda para a presença de crianças da EB1 de Fundo da Vila (S. João da Madeira).

Caravana na capital
do Mondego

A caravana segue esta quinta-feira para Coimbra. A Praça da República receberá, a partir das 10h30, um vasto programa onde não faltarão a música (com destaque para o jazz/Conservatório de Música de Coimbra), o desporto (ginástica rítmica), trabalhos em vídeo, o teatro e as artes plásticas, envolvendo alunos e professores de diversos agrupamentos e escolas.

O momento político mais significativo da jornada decorrerá, às 15H00, com um encontro com os órgãos de comunicação social, no qual a coordenadora adjunta do SPRC, Anabela Sotaia, fará uma declaração pública em defesa da escola pública e sobre a atitude claramente favorecedora dos colégios privados, por parte do governo, numa região em que as escolas públicas são claramente prejudicadas pela manutenção de privilégios ao nível do financiamento do ensino particular e cooperativo, de cujas auditorias não é dado conhecimento à opinião pública.

Recordamos que a campanha está a ser acompanhada a par e passo, com transmissões em direto, em www.fenprof.pt/CampanhaEscolaPublica

O Departamento de Informação da FENPROF
22/05/2013

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo