FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Campanha Nacional em Defesa da Escola Pública
newsletter 
RSS
16 mai 2013 / 17:39

Depois do Minho, caravana em defesa da escola pública circula em Trás-os-Montes

A chuva apareceu mas não impediu a divulgação da mensagem central da Campanha em Defesa da Escola Pública. Braga (manhã) e Guimarães (tarde) receberam esta quinta-feira, 16 de maio, a caravana da Federação Nacional dos Professores que até 6 de junho leva a todo o país um dinâmico apelo cívico a favor da escola pública, democrática, de qualidade, universal e inclusiva, função social consignada na Constituição, Lei Fundamental do país. Na sexta-feira (4º dia da campanha) a caravana chega a Trás-os-Montes (Bragança e Mirandela).

Em Braga (Pç. da República) decorreu um diversificado programa de animação onde não faltaram a música, a dança, o teatro (dedicado à infância) e o desporto, envolvendo escolas e agrupamentos do concelho. Destaque para a participação da Escola Secundária Sá de Miranda, do Agrupamento André Soares e do Quarteto de Metais da Escola Calouste Gulbenkian. A demonstração de boccia registou a presença de alunos com necessidades educativas especiais de Amares.

Da parte da tarde, com a chuva a marcar presença constante,  a caravana  animou a Praça do Toural, em Guimarães, com a participação de alunos e professores envolvidos em vários projetos culturais e científicos de escolas do concelho. Foi divulgado o jornal "Encontro", por alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda. O Clube de Astronomia da Secundária das Taipas (com o projeto "Conhecimento do Universo") deu também o seu contributo para a animação no Toural, não esquecendo ainda a participação de alunos e professores de Vizela (Ínfias) e de Briteiros.
Nas duas cidades minhotas, a caravana distribuíu documentos e recolheu testemunhos de apoio à escola pública.

E agora... Trás-os-Montes!

Esta sexta-feira, de manhã, o ponto de encontro em Bragança será a Praça Cavaleiro Ferreira, estando prevista uma exposição de trabalhos de todos os agrupamentos do concelho. Alunos de artes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia vão apresentar três instalações, uma delas intitulada "Vampiros", uma alusão ao tema de José Afonso. Várias personalidades de Bragança, de diferentes setores, vão fazer declarações de apoio à escola pública.

Já em Mirandela, no Parque Império, entre as 15 e as 19h00, está programada uma exposição de trabalhos de vários níveis de ensino, além de um momento de danças africanas pelos alunos da Escola Profissional de Carvalhais. O programa previsto inclui ainda a apresentação e uma reportagem da Rádio EPA e um conjunto de comunicações de Diretores e representantes do Agrupamento de Escolas de Mirandela e da Escola Profissional de Carvalhais.

Recordamos que a caravana é acompanhada a par e passo (com transmissões em direto) em www.fenprof.pt

O Departamento de Informação das FENPROF
16/05/2013



 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo