FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
newsletter 
RSS
05 jun 2019 / 10:19

Reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Aposentados

Reuniu no passado dia 28 de maio, em Lisboa, a Comissão Coordenadora dos Educadores e Professores Aposentados da FENPROF, com a seguinte OT:

  1. Situação político-sindical
  2. Informações
  3. Análise das propostas a apresentar no próximo Congresso da FENPROF no âmbito da proposta geral de Programa de Ação, e preparação da intervenção naquele evento.  

Relativamente ao primeiro ponto 1. da OT, diversos elementos da mesa, presidida por Helena Gonçalves, fizeram intervenções introdutórias sobre (i) a situação político-sindical em geral Anabela Sotaia, em representação do secretário geral da FENPROF), (ii) alguns estudos de Eugénio Rosa relativos à situação política e económica do país, aos serviços públicos e condições de carreira dos trabalhadores e à ADSE (Fátima Garcia), (iii), (PEPP) o Plano Europeu de Pensões Pessoais (Isabel Lemos), e (iv) a definição de uma Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável-ENEAS (Almiro Lopes). Após estas intervenções foi aberto o debate, tendo-se registados alguns comentários sobre os assuntos apresentados.

Relativamente ao ponto 2 da OT, Helena Gonçalves destacou (i) os passos dados desde a última Conferência dos Educadores e Professores Aposentados da FENPROF no sentido do envolvimento de todos os membros da CC no trabalho sindical, nomeadamente através da criação de grupos de trabalho de âmbito regional, de que destacou, no âmbito do SPGL, o grupo focado na ENEAS, (ii) as diversas iniciativas organizadas pelos sindicatos em que a exposição do DA/FENPROF – Memória, Presente e Futuro – REIVINDICAR, AGIR E MUDAR, serviu para o enriquecimento dos debates, (iii) a necessidade de prosseguir com a criação de grupos de trabalhos de âmbito regional focados no aprofundamento do conhecimento dos problemas do setor, nomeadamente sobre as pensões, (iv). 

Relativamente ao ponto 3 da OT, Helena Gonçalves destacou (i) o bom trabalho de envolvimento da CP na preparação do Congresso, (ii) a moção sobre a ADSE a apresentar no Congresso, (iii) as propostas do setor a apresentar no quadro do Programa de Ação e sua inscrição na ação reivindicativa prévia, (iv) além das intervenções que cada um entenda por bem efetuar  no Congresso, quais aquelas que devem ser asseguradas: Ação sindical no setor/balanço e perspetivas de desenvolvimento (Helena Gonçalves), Memórias e testemunhos da ação sindical  (Fátima Garcia) e ENEAS (Almiro Lopes). Os presentes debateram em particular as propostas do setor, quer do ponto de vista do conteúdo (por exemplo, a necessidade de maior clareza no balanço crítico da ação desenvolvida em torno dos objetivos reivindicativos do setor), quer da sua forma (o que integrar na documentação do Congresso e como fazê-lo).

A reunião, que decorreu entre as 11 h. e as 17.30 h, foi então dada por terminada.

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo