Todas as notícias
Ministério admite criar mais lugares no concurso nacional de professores (DN, 30/03/2005)

"Vagas adicionais para Inglês no 1º Ciclo"

31 de março, 2005

Serão necessários 1300 professores para fazer chegar o Inglês a todas as escolas do 1.º ciclo do País, meta que o Governo quer atingir até ao final da legislatura - embora esteja previsto, ao que o DN apurou, que todos os alunos do 3.º ano das zonas urbanizadas sejam beneficiados com esta medida já em 2006/2007. Para o próximo ano lectivo, o Ministério da Educação prevê a afectação de 300 docentes a esta área extracurricular - preferencialmente com habilitação para o 2.º ciclo e sem que seja criado qualquer grupo de docência específico, para não perturbar o concurso nacional. A tutela admite, se necessário, criar vagas adicionais para estes professores.

A introdução do Inglês no 1.º ciclo (antiga escola primária) é uma das bandeiras do Executivo de José Sócrates e a primeira medida a ser anunciada pelo actual Ministério da Educação. Para já - no próximo ano lectivo - serão abrangidos 50 mil alunos, um quarto dos que frequentam este nível de escolaridade. A seleccção final dos agrupamentos de escolas que beneficiarão, para já, desta matéria extracurricular ainda não foi feita - mas a tutela quer que seja abrangente a nível nacional.

A leccionação da matéria - que ocupará três horas semanais e não terá um manual escolar específico - não implica nenhuma acção de formação generalizada para os professores. O ministério recorda que estes docentes - a maioria formada pelas escolas superiores de educação para ensinar Português e Inglês - têm habilitação pedagógica para trabalhar com crianças de 8 e 9 anos, uma vez que tiveram formação específica para o 1.º ciclo. A ideia é aproveitar todos os docentes com horários zero (sem turmas atribuídas) e horários incompletos. Mas deverá ainda ser necessário recorrer a professores do 3.º ciclo, esses sem formação específica.

DN, 30/03/2005