FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Departamento do Ensino Superior e Investigação
RSS
12 out 2021 / 10:45

Faleceu o Hernâni Mergulhão

O falecimento ontem (11 de outubro) do Hernâni Mergulhão é uma enorme perda para a família, para os seus amigos e camaradas, e para luta pelas causas do progresso humano em que acreditava e se empenhava.

Era um excelente amigo, um Homem íntegro, de uma lealdade sem mácula; um incansável lutador pela unidade; um hábil construtor de consensos, intransigente quanto ao rigor, à ética e à honestidade intelectualem tudo quanto fazia e naquilo em que participava, até ao mais ínfimo pormenor. 

Na sua terra natal – a Lourinhã – foi um ativo defensor dos interesses dos cidadãos e um grande impulsionador do Museu da Lourinhã, com relevância no estudo dos dinossauros, tendo sido seu diretor e presidente do GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã. 

Foi professor do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, extremamente dedicado aos alunos e às melhores condições para a sua aprendizagem, tendo chegado a ser Presidente do Conselho Pedagógico. 

Foi, ao longo de muitos anos, dirigente do SPGL e da FENPROF. No plano político-sindical era um acérrimodefensor de um sistema de ensino superior unitário, integrado e diversificado, denunciando e combatendo a discriminação social imposta ao Politécnico e às suas Escolas, desde a sua origem.

A FENPROF, o SPGL e o sindicalismo no Ensino Superior ficam mais pobres sem o concurso esclarecido e assertivo deste seu camarada, o Hernâni Mergulhão. O seu exemplo perdurará. O Departamento de Ensino Superior e Investigação e o Secretariado Nacional da FENPROF apresentam sentidas condolências à sua família.

O Hernâni fez tudo na vida, trabalhar, amar e lutar, sempre sob um finíssimo humor e otimismo que todos guardaremos na memória.

O Hernâni fez tudo na vida, trabalhar, amar e lutar, sempre sob um finíssimo humor e otimismo que todos guardaremos na memória.

Até Sempre, Hernâni!

 

O Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF

O Secretariado Nacional da FENPROF


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo