Acção reivindicativa Acção reivindicativa
PREVPAP no Ensino Superior e na Ciência

Conferência de Imprensa na terça-feira, 9/10, às 15h, à porta do Primeiro-Ministro

08 de outubro, 2018

Organizações com intervenção na área da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, entre as quais se incluem a ABIC, a FENPROF, o SINDEP e a Rede de Investigadores Contra a Precariedade, apresentarão em conferência de imprensa conjunta, esta 3ª feira, dia 9 de outubro, às 15h, à porta da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em São Bento, as suas reclamações quanto ao OE 2019 para aquela área, que serão objeto de uma carta que entregarão, na mesma altura, ao Dr. António Costa. 

Será exigido ao governo que o OE 2019 inclua uma dotação suficiente para os acréscimos de despesa que resultem de uma aplicação justa do PREVPAP aos requerentes das instituições do Ensino Superior e da Ciência que exercem funções permanentes com vínculos precários. 

Com um pouco mais de metade dos requerimentos analisados, far-se-á um balanço dos parcos resultados até agora alcançados. Far-se-á a denúncia de que a ausência de critérios justos de apreciação, devido ao condicionamento resultante da recusa por parte do governo em garantir o financiamento indispensável, está a encaminhar o processo para vir a constituir um enorme embuste. 

Será abordado, em particular, o caso da Universidade do Algarve, que manifestou já, junto do governo, a impossibilidade de dar execução aos requerimentos que obtiveram parecer favorável da Comissão Bipartida, por falta de financiamento para o poderem fazer. 

Abordar-se-á ainda a situação de muitos bolseiros pós-doc a quem não é dada a oportunidade de alcançarem um contrato de trabalho, ao abrigo do diploma do emprego científico, igualmente por falta de garantia de financiamento. 

 

Pelas organizações participantes


Ficheiros