Nacional
“Com a Força dos Trabalhadores, Lutar por Emprego, Salários e Direitos. Romper com a política de direita!”

Presença combativa dos professores neste grande 1º de Maio

01 de maio, 2015

Comemorou-se em grande o dia 1º de Maio. Como destaca a CGTP-IN, por todo o país, centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras dos setores público e privado coloriram as ruas e praças de Portugal em defesa dos seus direitos e contra a política de direita seguida pelo  Governo PSD/CDS.

A Central unitária, através das suas estruturas regionais, assinalou o 125º aniversário do Dia Internacional do Trabalhador, sob o lema “Com a Força dos Trabalhadores, Lutar por Emprego, Salários e Direitos. Romper com a política de direita!”, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em várias localidades do continente e das regiões autónomas. 

Muitos milhares de trabalhadores, de reformados e de jovens sairam às ruas, constituindo um momento alto de mobilização e compromisso dos trabalhadores e do povo para prosseguir a luta pela consolidação das conquistas políticas, económicas, sociais, culturais e ambientais; por uma real alternativa política, que valorize o trabalho, dignifique os trabalhadores e coloque Portugal no caminho do progresso, do desenvolvimento sustentável e da justiça social; pela derrota da politica de direita e afirmação da exigência de uma política alternativa, de Esquerda e Soberana, por um Portugal com Futuro!

Em Lisboa, realizou-se, na parte da manhã, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. À tarde, decorreu ao longo de três horas o desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde o Secretário Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, reafirmou a importância da unidade na ação, destacando já na ponta final da sua intervenção: 

"Vamos organizar e sindicalizar, mobilizar e lutar. Estes são os instrumentos para dar expressão à força dos trabalhadores e à luta de massas, verdadeiro motor do desenvolvimento e da economia ao serviço dos trabalhadores e das populações!"

No Porto, na Avenida dos Aliados, houve uma manhã infantil, e à tarde registaram-se as intervenções sindicais e a manifestação pelas ruas da Baixa.

Foram muitos os que desfilaram ao ritmo das palavras de ordem - "Está na hora, está na hora de o Governo se ir embora" e outros ainda que marcaram o passo com "É só cortar e roubar a quem vive a trabalhar". 

Foi uma jornada luta grandiosa por uma vida melhor, por uma alternativa de esquerda e soberana, pela esperança no futuro e numa vida melhor.

Os professores marcaram presença saliente neste grande 1º de Maio em todo o país.