Nacional
Esta semana tem a agenda sindical muito preenchida, com a FENPROF a intervir em múltiplas frentes

Agenda da FENPROF confirma forte ação em defesa dos professores e da escola pública

16 de março, 2014

A semana que se inicia a 17 terá a agenda sindical muito preenchida, com a FENPROF a intervir em múltiplas frentes, correspondendo a uma forte e desdobrada ação em defesa dos professores e da escola pública.

A aprovação de um regime de concursos para a colocação de docentes que confira estabilidade aos docentes e às escolas, assim como a muito preocupante situação que se vive no Ensino Superior e na Ciência, e a necessidade de resolução dos problemas criados, serão os temas dominantes.

Assim, ao longo da semana, prevê-se a realização das seguintes reuniões:

  • Negociação sobre a revisão do Decreto-Lei nº 132/2012 (regime de concursos, vinculação e realização de concursos extraordinários): dia 17 (segunda), às 11 horas; dia 20 (quinta), às 14.30 horas. No MEC, Palácio das Laranjeiras.

  • Reunião com Secretário de Estado do Ensino Superior (criação de cursos de ciclo curto nos Politécnicos; rede; financiamento; aplicação da  Diretiva 1999/70/CE aos docentes contratados a termo): dia 19 (quarta), às 10 horas. No MEC, Palácio das Laranjeiras.

  • Sessão/Debate sobre Ciência e Investigação Científica: dia 18 (terça) às 14 horas. Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

  • Reunião com Presidente da ACT (os abusos verificados em muitos colégios privados, nomeadamente em relação a horários de trabalho, remunerações e despedimentos): dia 21 (sexta), às 11 horas.


No dia 22 de março, sábado, perfaz um ano que o ministro da Educação não reúne com a FENPROF.

Daí para cá, foram muitas as medidas tomadas pelo Governo com incidência negativa na Educação e foi anunciada uma reforma do Estado que, a concretizar-se, constituirá um ainda mais forte ataque à Educação Pública levando ao desenvolvimento de uma estratégia de privatização no setor. A FENPROF mantém a exigência de realização de reunião com o ministro Nuno Crato e, ao longo da semana, irá reiterá-la.

A FENPROF convida os/as senhores/as jornalistas a acompanharem a atividade que será desenvolvida.

O Secretariado Nacional da FENPROF
16/03/2014