Nacional
6ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da CGTP-IN

Fátima Messias (CIMH/CGTP-IN) presente na reunião do Secretariado Nacional

30 de maio, 2013

6ª Conferência Nacional da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da CGTP-IN

A Conferência, já na sua preparação, lança o desafio de ser escolhido um local de trabalho onde preferencialmente haja organização sindical, no qual se possa fazer, ao longo de um período que eventualmente irá até 8 de Março de 2014, avalie a intervenção sindical, designadamente ao nível das mulheres. Um trabalho que abrange sector público, privado e empresarial do Estado.

As potencialidades desta intervenção estão longe de ser totalmente exploradas, onde, por exemplo, matérias relacionadas com assédio sexual no local de trabalho, direitos laborais, igualdade, etc., deverão ser trabalhadas e desenvolvidas.

A CIMH da CGTP-IN pretende que a Conferência, para além de analisar a situação, proponha linhas de ação e intervenção.

A CIMH tem estatutos próprios, com um elevado de autonomia dentro da CGTP-IN, e propõe-se a estabelecer uma cada vez maior ligação aos locais de trabalho, com recurso ao trabalho que os sindicatos podem realizar no âmbito do tratamento das matérias relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens.

A FENPROF não só acompanhará esta Conferência, participando ativamente com delegados dos vários sindicatos, como voltará a tratar, já nas suas conclusões, os trabalhos da 7.ª Conferência e as suas decisões, designadamente através da sua revista e do seu site.| (30.05.2013) Luís Lobo