Nacional
Convergência de posições

Sindicatos de Professores reuniram com parceiros educativos e grupos parlamentares

29 de maio, 2013

Os Sindicatos de Professores que, em convergência, convocaram um conjunto de lutas para o próximo mês de junhocontra as medidas que o governo pretende impor e provocarão, a concretizarem-se, ainda mais desemprego docente, degradação das condições de trabalho nas escolas, quebras muito significativas da qualidade do ensino, ainda maior fragilização dos apoios sociais aos alunos e suas famílias, em suma, porão em causa o futuro de uma Escola Pública de matriz democrática – reuniram com CONFAP, ANDAEP e grupos parlamentares de PCP. PS e BE.

Das reuniões já realizadas resulta uma grande convergência de posições relativamente aos gravíssimos problemas que se abatem sobre a Educação e, em particular, a Escola Pública, situação que tende a agravar-se com as medidas que já começam a ser conhecidas e deverão juntar-se a outras que o governo pretende incluir na proposta de Orçamento Retificativo para 2013.

Como seria de esperar, há uma grande coincidência na apreciação da atual situação, há preocupações fortíssimas, que convergem, em relação ao futuro da Escola Pública e existe ainda a noção exata de que, aos professores, compete exigir o fim destas políticas que tanto atacam a Educação, mas que esta exigência é comum a outros parceiros educativos e também aos grupos parlamentares que já reuniram com as organizações sindicais.

As reuniões com CNIPE e ANDE serão marcadas para data próxima, de acordo com as disponibilidades dos seus dirigentes. E quanto às reuniões com os grupos parlamentares do PSD e CDS, aguarda-se também que sejam agendadas para breve dada a importância e gravidade das matérias que estão em discussão.

As organizações sindicais
29/05/2013