Nacional Todas as notícias
Eleições Presidenciais 2021

FENPROF reúne com candidatos/as a Presidente da República

05 de janeiro, 2021

As eleições para Presidente da República são de elevada importância, ou não estivesse em causa a escolha, pelos portugueses, do mais Alto Magistrado da Nação, a qual só passou a ser possível após 1910, com a implantação da República, realizando-se, pela primeira vez, no ano seguinte. Após o negro período fascista e com o retomar da Liberdade e da Democracia, em 25 de Abril de 1974, esta passou ser uma escolha da qual nenhum/a cidadão/ã se deverá abstrair, pois a todos/as compromete. 

O Presidente da República é o garante do respeito pela Constituição da República, cabendo-lhe não só cumpri-la, como fazê-la cumprir. A Escola Pública é um dos mais importantes pilares da democracia portuguesa, constituindo um dos desígnios constitucionais, porém, apesar disso, não são raras as vezes em que tem sido pouco valorizada e mesmo desvalorizada. O respeito pela Escola Pública, onde, obviamente, se incluem os seus profissionais, é um dever democrático, pois esta constitui um dos principais fatores e motores de progresso e desenvolvimento da nossa sociedade. Assim sendo, a FENPROF considera de grande importância reunir com candidatos presidenciais que, defendendo a Constituição da República, defendem uma Escola Pública de qualidade para todos/as, inclusiva e gratuita, que conte com profissionais devidamente reconhecidos, valorizados e respeitados. 

Como tal, é com muito orgulho e, igualmente, sentido de responsabilidade democrática que a FENPROF regista a realização, para já, de três reuniões na sua sede (Rua Fialho de Almeida, 3, em Lisboa) com os/as seguintes candidatos/as a Presidente da República: 

- 6 de janeiro (amanhã), pelas 11 horas, reunião com João Ferreira

- 8 de janeiro (sexta-feira), pelas 10:30 horas, reunião com Marisa Matias

- 12 de janeiro (terça-feira), pelas 10:30 horas, reunião com Ana Gomes

 

O Secretariado Nacional