CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
28 out 2019 / 12:07

FENPROF reúne amanhã com Diretor-Geral de Educação

A FENPROF reúne amanhã com o Diretor-Geral de Educação para conhecer os contornos da entrada nas escolas da multinacional Teach for Portugal, bem como informação sobre todas as associações e fundações que estão a bombardear as escolas com os mais variados projetos.

 

O dinheiro comunitário fez com que muitas empresas, vendo ali uma área de negócio, tivessem apresentado os mais variados projetos, que candidataram a financiamento, estando agora as escolas a ser bombardeadas com as mais variadas ofertas, umas vindas diretamente das empresas e outras pela via dos municípios.

É a Teach for Portugal, que já colocou jovens em salas de aula cujas funções, porém, o gabinete do ministro parece desconhecer, mas são muitos outros projetos oferecidos pela EDUBOX, da PT, pela Educoach S.A., pela fundação Teresa e Francisco Soares dos Santos e tantas outras.

É claro que as condições a que muitas escolas chegaram, de notória penúria de recursos, designadamente humanos, leva algumas a considerar que “o que vier à rede é peixe”. Será? E será que os projetos que outros construíram correspondem exatamente ao que as escolas necessitam? E os recursos que os vários projetos afirmam que colocarão nas escolas (psicólogos, terapeutas e outros) serão para as escolas ou apenas durarão enquanto o financiamento não acabar?

Em nome da transparência a que o serviço público não pode fugir, a FENPROF insistiu com o Diretor-Geral de Educação na necessidade de se realizar uma reunião em que se percebesse, afinal, que projetos são estes e onde já se instalaram; quem está por detrás de cada um deles; com que interesses. E em relação ao Teach for Portugal, uma organização sobre a qual há muitas dúvidas, até pela apreciação que é feita do seu papel em muitos outros países onde já se instalou há anos, a FENPROF quererá saber quais as evidências que levaram o Diretor-Geral de Educação a escrever a diretores de agrupamentos propondo que aderissem ao projeto e a elaborar o parecer que foi apresentado pela organização para efeitos de financiamento, no âmbito dos quadros comunitários de apoio.

A reunião da FENPROF na Direção- Geral da Educação terá lugar amanhã, 29 de outubro, pelas 11 horas nas instalações daquela entidade. No final, a delegação sindical estará disponível para prestar declarações à comunicação social, a quem apresentará, em primeira mão, um documento elaborado pela Internacional de Educação (IE) sobre a ação da Teach for Portugal em diversas partes do mundo.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo