Política Educativa Nacional
9A4M2D

Organizações sindicais de professores reuniram com grupo parlamentar do PCP

12 de outubro, 2018

Realizou-se esta quinta-feira, 11 de outubro, a primeira de uma série de reuniões solicitadas pelas organizações sindicais de professores aos grupos parlamentares da Assembleia da República. O primeiro a responder foi o grupo parlamentar do Partido Comunista Português que recebeu os sindicatos de professores. 

As organizações sindicais de professores, para além da abordagem de diversos aspetos que deverão ser considerados no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, procuraram, sendo esse o objetivo mais imediato, sensibilizar o grupo parlamentar do PCP para a necessidade de o OE de 2018 ser respeitado no que concerne à contagem do tempo de serviço prestado pelos professores e de o prazo e o modo dessa recuperação ser negociada com as organizações sindicais, o que ainda não aconteceu, apesar de já faltarem menos de 3 meses para terminar o ano económico. 

Na reunião, que decorreu logo após a discussão em Sessão Plenária da Assembleia da República da Petição “Valorizar a Educação e os seus Profissionais”, os sindicatos de professores lembraram também que ainda estão por resolver muitos dos problemas que motivaram a promoção daquela Petição. Desde logo, a aprovação de um regime específico de aposentação para os professores, a eliminação de todas as ilegalidades que fazem com que os horários de trabalho dos docentes ultrapassem, em 30%, os limites legais, a aprovação de medidas que combatam, de facto, a precariedade no setor e, ainda, a ameaça que constitui o processo de municipalização que o governo pretende impor à Educação.