Negociação Nacional
9A4M2D

FENPROF reúne no ME, tendo presente a força dos professores

10 de julho, 2018

A FENPROF estará presente na reunião que terá lugar esta quarta-feira, dia 11, no Ministério da Educação, a partir das 15 horas, e far-se-á representar por uma delegação que integrará o seu Secretário-Geral, bem como os Presidentes dos seus Sindicatos regionais. A FENPROF encara esta reunião como uma das mais importantes da Legislatura, pois em causa está, desde logo, a recomposição da carreira dos docentes, alterada que foi por 9 anos 4 meses e 2 dias de congelamento, que a desvalorizaram fortemente. Para a mesa das negociações a FENPROF levará, ainda, outras matérias, tais como a necessidade de ser criado um regime de aposentação que contrarie o curso de envelhecimento da profissão docente, medidas que permitam atenuar o profundo desgaste que afeta os profissionais e, ainda, medidas que combatam o elevado nível de precariedade que continua a afetar este setor profissional. 

Em relação à recomposição da carreira docente, em particular no que respeita à recuperação do tempo que esteve congelado, a FENPROF reitera que só estará disponível para negociar o que a Lei do Orçamento do Estado estabelece como devendo ser negociado: o prazo e o modo. Quanto ao tempo a recuperar, sobre isso nada há para negociar: é todo. 

Entretanto, dada a importância desta reunião que se realiza num momento em que a luta dos professores está fortíssima, a FENPROF apelou aos seus dirigentes e delegados sindicais, bem como aos professores que tenham essa possibilidade para, amanhã, se concentrarem junto ao ME, durante o período em que a reunião convocada se estiver a realizar, com o objetivo de manifestarem o seu apoio às posições sindicais e exigirem, do ME, respeito e um tratamento justo, tanto em relação à recuperação do tempo de serviço como às outras matérias que serão colocadas na reunião.

 

O Secretariado Nacional