Nacional
Greve às avaliações - 25 de junho

Semana de luta começa reforçada. Governo mantém-se ausente!

25 de junho, 2018

Se alguém pensava que o fim-de-semana levaria à fragilização da luta dos professores, já percebeu que se enganou, bastando contabilizar quantas reuniões não se realizaram hoje para chegar a uma conclusão. Só excecionalmente se realizou alguma reunião, como já aconteceu na semana passada, o que obriga o governo a mudar de atitude, não podendo manter a postura de quem acha que nada está a acontecer.

Entretanto, esta semana, a greve arrancou reforçada com a não realização das primeiras reuniões dos Conselhos de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar e mesmo muitos dos que se realizaram não contaram com a presença de muitos colegas.

Quem se mantém silencioso é o governo. O Ministro da Educação diz que deve haver negociação, mas não a convoca; o governo divulga custos ditos corrigidos sobre a carreira dos professores, mas continua sem divulgar números concretos; os governantes, ao invés de honrarem a palavra, cumprindo o compromisso que assumiram, fazem reinterpretações do texto que assinaram procurando fugir às suas responsabilidades. Isto é mau!

Mantendo-se esta posição irresponsável do governo, a luta dos professores vai manter-se em níveis elevados e aquele que começou por ser um processo reivindicativo comum tenderá a transformar-se num sério problema político.

 

O Secretariado Nacional


Dados SPGL - 25 de junhoDados SPN - 25 de junho 

Dados SPRA - 25 de junho | Dados SPRC - 25 de junho | Dados SPZS - 25 de junho