Nacional
Reunião no ME - 3 de maio 2018

Confirma-se! Governo e ME sem propostas concretas sobre horário e aposentação

03 de maio, 2018

Mais uma reunião com um Ministério da Educação que continua a não demonstrar vontade de encontrar soluções para os problemas que os professores continuam a enfrentar, por isso, sem qualquer resultado significativo:

  • sobre horários de trabalho, nada de concreto, ficando mais uma vez adiada qualquer eventual resposta aos horários ilegais que são impostos aos professores;
  • um regime específico de aposentação para os docentes, continua a ser um tabu para o Governo;
  • irregularidades nas listas de progressão aos 5º e 7º escalões? “Não existem”;
  • desrespeito pela lei da negociação coletiva, designadamente no caso do concurso externo extraordinário? “Nem pensar”! E reiteram ter negociado o regime de concurso extraordinário, o que é falso;
  • relativamente à recuperação do tempo de serviço congelado, o ME não esclareceu se o Governo pretende alterar a sua intenção de apagar mais de 70% do tempo cumprido pelos professores.

Para o Secretário-Geral da FENPROF, o resultado desta reunião só vem comprovar a postura de obstinação, intransigência e indisponibilidade negocial da atual equipa ministerial, sublinhando a importância de uma participação massiva na Manifestação Nacional de Professores e Educadores do próximo dia 19 de maio, em Lisboa.

O Secretariado Nacional