Nacional

Encontro Nacional de Professores culminará com entrega no ME de Abaixo-Assinado e documentos debatidos e aprovados no final do debate

07 de dezembro, 2016

O Encontro Nacional de Professores previsto para hoje, em Lisboa (Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa), tem o início previsto para as 14:00 horas.

Será um Encontro em que os docentes farão um balanço do primeiro ano da Legislatura mas, essencialmente, se debruçarão sobre o futuro. Um futuro em que os professores não admitem continuar a ser esquecidos como têm sido, apesar de, como se confirmou, desta vez, pelo relatório que acompanha o PISA, serem dos que melhor contribuem para o sucesso dos seus alunos. A esta extraordinária competência profissional dos docentes não pode continuar a corresponder o desrespeito pelos seus direitos e a ausência de medidas que melhorem as suas condições de trabalho e combatam o elevado desgaste e o preocupante envelhecimento do corpo docente das escolas. Para além de uma Resolução a aprovar pelos presentes, no Encontro discutirá e tomará posição sobre o projeto de alteração ao regime de concursos apresentado pelo Ministério da Educação, sobre o qual, a FENPROF emitiu um primeiro comunicado que reflete não só a análise do documento, mas também aspetos relacionados com reunião negocial já realizada.

intervenção de abertura será da responsabilidade do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira; às 16:45 horas serão votados os documentos colocados em discussão; às 17:00 horas os participantes no Encontro deslocar-se-ão para o Ministério da Educação, prevendo-se que, às 17:30 horas, entreguem aos seus responsáveis um abaixo-assinado que reúne mais de 20.000 assinaturas e pelo qual os professores reivindicam um regime justo de aposentação, a vinculação dos docentes com vínculos precários, a reorganização dos horários de trabalho e o descongelamento das carreiras. Também a gestão democrática das escolas surge como aspeto reivindicativo essencial, defendido pelos professores e que terá, ainda este ano, o desenvolvimento de uma campanha de divulgação da proposta daFENPROF, apoiada no conhecimento da opinião dos docentes sobre esta matéria.

O Secretariado Nacional
7/12/2016