Nacional
EM FOCO A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ABERTURA DO ANO LETIVO

FENPROF realiza conferência de imprensa nesta sexta-feira

21 de setembro, 2016

Este ano letivo o ME impôs uma nova exigência para que as turmas que integram alunos com necessidades educativas especiais (NEE) passassem a ter um número reduzido de alunos (até 20), mantendo-se, porém, o limite de 2 alunos com NEE por turma, independentemente da tipologia do problema que apresenta.

Face à novidade, a FENPROF decidiu consultar escolas de todo o país no sentido de conhecer o impacto desta medida na sua organização, o grau de concretização da medida, o respeito / desrespeito pelas normas que impõem limites ao número de alunos nas turmas e também a opinião das direções das escolas em relação à própria medida.

Se, salvo raras exceções, as respostas são favoráveis à medida, a verdade é que também, na sua esmagadora maioria, as escolas afirmam que as consequências da sua aplicação poderão não ser as esperadas, dada a falta de recursos existente e as dificuldades em suprimirem essa carência.

Se as preocupações da FENPROF, tal como já manifestara anteriormente, eram relevantes, hoje, depois de conhecido o resultado desta consulta, elas aumentaram. Os números do problema, as preocupações manifestadas pelas escolas, o esforço que estas estão a fazer para atenuarem a falta de recursos e as propostas para, ainda este ano, serem criadas condições para que as escolas sejam mais inclusivas serão os aspetos que a FENPROF abordará na

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

DIA 23 DE SETEMBRO (SEXTA) – 11 HORAS

SEDE DA FENPROF (Rua Fialho de Almeida, 3 – Lisboa)

Estarão presentes docentes que integram o Departamento de Educação Especial, bem como o Secretário-Geral da FENPROF. Contamos com a presença dos/das Senhores/as Jornalistas.

O Secretariado Nacional da FENPROF
21/09/2016