Todas as notícias
Questões que carecem de resposta ou de esclarecimento urgentes

Carta da FENPROF ao Ministro da Educação

14 de julho, 2004

Senhor Ministro,

A publicação do decreto-lei nº 74/2004, de 26 de Março e da Portaria nº 550-E /2004, de 21 de Maio relativos à reforma curricular do Ensino Secundário Recorrente, embora incluindo nos diplomas algumas das sugestões oriundas da FENPROF que constam do seu parecer sobre o Documento Orientador da Reforma do Ensino Secundário Recorrente enviado a Vª Exa. em 21 de Julho de 2003, há questões a carecerem de resposta ou de esclarecimentos urgentes:

1. Que reestruturação está prevista para o Ensino Básico Recorrente, especificamente para o 3º ciclo, já que o sistema de ensino era o mesmo do que o do Ensino Secundário ? Sistema de Ensino por Unidades Capitalizáveis (SEUC)?

2. Que medidas vão ser tomadas para permitirem a permeabilidade entre diferentes modelos e sistemas de Ensino?

3. Que regime de equivalências vai ser instituído para fazer face à coexistência dos diferentes modelos (por unidades capitalizáveis, por módulos, Ensino Regular, Ensino Profissional, RVCC, CEF ?)?

4. Que adaptações pensa o Ministério da Educação adoptar para que os horários nocturnos possam suportar, por exemplo, 15 unidades de 90 minutos sem ultrapassar a carga horária semanal actualmente existente?

5. Que reduções vão ser atribuídas para o desempenho de cargos, nomeadamente o de coordenador pedagógico da turma, o de director de curso tecnológico e o de director de curso artístico especializado?

6. Que adaptações vão ser introduzidas no regime de faltas de modo a responder à especificidade deste público-alvo?

7. Que medidas vão ser tomadas para o alargamento da rede de escolas públicas com oferta de ensino recorrente que facilite a frequência deste público-alvo?

8. Que medidas vão ser tomadas para a criação de uma comissão de acompanhamento que possa avaliar regularmente o novo modelo e possibilite a introdução de alterações/adaptações julgadas necessárias?

A FENPROF disponibiliza-se, desde já, para uma reunião, com carácter de urgência, para debater estas questões com Vª Exa.

Com os nossos melhores cumprimentos,

 

O Secretariado Nacional

                                                                                                     Paulo Sucena

                                                                                                  Secretário?Geral

5.07.2004