Iniciativas Iniciativas
5 de outubro - Dia Mundial do Professor

Professores portugueses recebem mensagens de solidariedade de todo o mundo

26 de setembro, 2021

 

O dia 5 de Outubro tem dupla importância para os portugueses e, muito particularmente, para os docentes. Comemorando-se a implantação da República, com todo o significado histórico e progressista que a data consagra, é, também, no plano mundial, sob a chancela da UNESCO, da OIT e da Internacional de Educação, comemorado o Dia Mundial do Professor.

Para a FENPROF e para os docentes em Portugal tem, ao mesmo tempo, a relevância de a mais representativa organização sindical dos professores ter sido uma das proponentes desta comemoração. O Dia Mundial do Professor assinala, também, a data em que a conferência intergovernamental organizada pela OIT-UNESCO aprovou, em 1966, aquela que viria a designar-se “Recomendação sobre a condição do pessoal docente”, documento que a FENPROF já editou e distribuiu a nível nacional em duas oportunidades. Uma recomendação que é, aliás, inspiradora das bases sobre as quais foi construído e aprovado, em 1990, o nosso Estatuto da Carreira Docente.

5 de outubro é, pois, uma data plena de significado.

A FENPROF entende, por estas razões, mas principalmente devido ao momento por que os docentes portugueses estão a passar, que tem todo o sentido organizar uma ação de luta nesse dia, assente nos objetivos reivindicativos defendidos pelos professores e educadores. Pelo sentido e pela importância da ação, da presença e da afirmação, na rua, no Dia Mundial dos Professores, vários dirigentes sindicais, de sindicatos de diferentes pontos do mundo associaram-se em solidariedade com a FENPROF e, através dela, com os docentes portugueses, enviando declarações de apoio e de estímulo à participação na luta agendada.

Ao longo de toda a semana e até dia 5 de outubro, a FENPROF divulgará, diariamente, mensagens de solidariedade para os professores e educadores, provenientes de América do Sul, América do Norte, Europa, Austrália/Oceânia, África e Ásia, culminando, a 5 de outubro, com a mensagem do Secretário-geral da Internacional da Educação, David Edwards.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF