CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
26 mar 2021 / 11:59

Vacinação dos profissionais das escolas começa amanhã. FENPROF saúda decisão e assinalará o facto, junto dos professores, no primeiro dia de vacinação

Em todo o mundo, mais de 100 milhões de professores e trabalhadores não docentes das escolas foram afetados pelo encerramento das escolas devido à pandemia de Covid-19. Estando, em muitos países, incluindo Portugal, a ser retomado o ensino presencial, UNESCO e Internacional de Educação (IE), em mensagem conjunta dos seus líderes, Audrey Azoulay e David Edwards, respetivamente, elogiaram a forma como os docentes “reinventaram a forma de ensinar e aprender”, bem como o seu regresso “corajoso” às salas de aula. Destacando o papel essencial das escolas e os impactos negativos do seu encerramento, os responsáveis de IE e UNESCO afirmam que “reabrir escolas e instituições de educação e mantê-las abertas tanto tempo quanto possível é um imperativo”, pelo que instam “os governos e a comunidade internacional a considerarem professores e trabalhadores não docentes das escolas como um grupo prioritário nos esforços de vacinação”.

Também a diretora executiva da UNICEF, Henrietta Fore, reclamou, ainda em dezembro de 2020, que os professores fossem considerados “prioritários para receber a vacina” pois “a pandemia de Covid-19 causou estragos na Educação em todo o mundo e vacinar os professores é um passo crucial para a recolocar no seu caminho”. Concluiu que “isso ajudaria a proteger os professores do vírus, permitiria que ensinassem presencialmente e, em última análise, manteria as escolas abertas”. 

Em Portugal, a vacinação dos docentes e de outros trabalhadores das escolas na fase 1 de vacinação foi proposta apresentada pela FENPROF ao Ministério da Educação, por diversas vezes, nos meses de janeiro e fevereiro, quer em reuniões, quer, formalmente, por escrito, mas não houve acolhimento da parte dos governantes que referiam não ser sua competência essa decisão e esgrimiam argumentos para os professores não serem grupo prioritário, comparando com outros e concluindo que deveriam entrar de acordo com os critérios gerais estabelecidos. 

Foi, entretanto, anunciada a integração dos docentes na fase 1 de vacinação contra a Covid-19, decisão que terá sido dos responsáveis da designada task force e do Ministério da Saúde, iniciando-se amanhã, sábado, 27 de março, esse processo. A FENPROF estará junto dos professores e dos educadores, em Coimbra (Pavilhão Mário Mexia), amanhã, dia 27 de março, acompanhando o primeiro dia de vacinação e saudando os professores. 

 

O Secretariado Nacional


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo