CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
05 fev 2010 / 23:40

FENPROF constrói propostas para inadiável reorganização da Educação Especial

O Departamento de Educação Especial da FENPROF reuniu em Lisboa nesta quinta-feira, 4 de de Fevereiro,  para analisar os dados de um Inquérito lançado junto das escolas e agrupamentos, com vista a preparar a intervenção futura e próxima desta Federação, que passa pela apresentação de um plano de reorganização da Educação Especial e pela elaboração de propostas que, nesse sentido, sejam aprovadas pelo 10.º Congresso da FENPROF a realizar em 23 e 24 de Abril.

Pelo levantamento efectuado junto de um elevado e, por isso, significativo número de escolas e agrupamentos, a situação é tão preocupante quanto a FENPROF alertava face às alterações impostas pelo ME/Governo na anterior Legislatura. Tais alterações, para além de destruírem algumas respostas que eram dadas pela Educação Especial, afastaram milhares de alunos dos apoios que lhes eram devidos em função das suas necessidades educativas especiais.

Este levantamento permite perceber melhor a realidade, ao dar-nos a conhecer aspectos como o número de alunos que perderam os apoios da EE, o estado e adequação das instalações e equipamentos ou a qualidade das respostas. Também se fica a saber se, dos alunos apoiados em escolas de referência são muitos os que se sujeitam a deslocações diárias, sabendo-se, ainda, de quantos docentes as escolas dispõem, qual o seu tipo de formação e colocação e também as carências de recursos humanos, não só docentes, como de outros técnicos especializados

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA PARA DIVULGAR DIAGNÓSTICO

Os dados recolhidos e devidamente trabalhados serão divulgados publicamente em Conferência de Imprensa a realizar em Lisboa, na sede da FENPROF, no próximo dia 17 de Fevereiro (quarta-feira), pelas 16.30 horas.

REFLEXÃO PARA CONSTRUIR PROPOSTAS

Dando sequência a este trabalho de diagnóstico, a FENPROF pretende construir propostas concretas que sejam contributos para alterar a situação que se vive. Nesse sentido, promove um encontro de reflexão com a presença de dirigentes sindicais de todo o país, do sector da Educação Especial, em que serão aprofundados os seguintes temas: "Uma nova organização do sistema para uma resposta verdadeiramente inclusiva" e "O docente de Educação Especial (recurso da escola) ou o docente para a Educação Especial?".

Esta reflexão terá lugar no dia 27 de Fevereiro, sábado, em trabalho que decorrerá na sede da FENPROF, em Lisboa, entre as 10 e as 18 horas e contará com as presenças de especialistas convidados para a abordagem destes temas, a saber:

Professor Miranda Correia (Director da Área de Educação Especial do Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho) e Maria José Ruivo (Professora e Membro da Direcção Nacional da APD) para a abordagem do primeiro tema;

Professor David Rodrigues (Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e Docente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)

Professor João Vaz (Docente da Escola Superior de Educação de Coimbra),
que abordarão o segundo tema desta reflexão.

 O Secretariado Nacional

Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo