CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
26 abr 2005 / 01:01

Campanha nacional em defesa da rede pública de Educação Pré-Escolar

A FENPROF e os seus Sindicatos promovem neste ano de 2005, uma Campanha Nacional em Defesa da Rede Pública de Educação Pré-Escolar. Esta Campanha vem sendo preparada desde finais de 2004 e teve o seu momento de arranque no dia 1 de Fevereiro de 2005, data em que se comemoraram os 28 anos de criação da rede pública de jardins de infância.

Na preparação da Campanha a FENPROF reuniu com diversas entidades, às quais apresentou os objectivos e destinatários da iniciativa. Como resultado dos contactos, constituíram-se parceiros nesta importante iniciativa, para além da FENPROF, a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), a CGTP-IN e o Movimento Democrático das Mulheres (MDM).

A Campanha visa alertar a opinião pública, partidos políticos e órgãos de soberania para a importância da manutenção e alargamento da rede pública de jardins de infância. É fundamental e pertinente criar condições para que todas as crianças dos 3 aos 5 anos possam frequentar a educação pré-escolar, primeira etapa da educação básica, num estabelecimento público, gratuito e de qualidade.

A vertente educativa, objectivo primeiro da educação pré-escolar, a vertente sócio-educativa, numa resposta social às famílias com qualidade no atendimento às crianças e a formalização da obrigatoriedade de frequência da educação pré-escolar para o grupo etário dos 5 anos, são três dos temas de abordagem desta Campanha, que terão visibilidade através de folhetos, cartazes, encontros de discussão e reflexão com especialistas.

O primeiro folheto, está a ser enviados aos jardins de infância para ser distribuído aos Pais, explicita a função educativa da educação pré-escolar, destacando as bases do trabalho pedagógico, assentes nas Orientações Curriculares definidas para este sector.

Mas para além desta distribuição aos pais, entre 6 e 22 de Abril a FENPROF e os seus Sindicatos irão promover acções de rua, com a distribuição à população, nas capitais de distrito.

No Sul

Dia 22 de Abril, entre as 10.30h e as 13.00 horas

Évora - Praça do Geraldo

Elvas - Rua de Alcamim

 Beja - Portas de Mértola

Faro - Rua de Stº António

Contactos: Antónia Fialho (96 33 22 763)


No Norte

Na área geográfica do SPN, esta distribuição teve lugar nas seguintes localidades:

Amarante: 12 de Abril; Barcelos: 12 de Abril;  Braga: 12 de Abril;Bragança: 14 de Abril ;Caminha: 12 de Abril ;Chaves: 14 de Abril ;Guimarães: 14 de Abril ; Mirandela: 14 de Abril ; Monção: 12 de Abril ;Penafiel: 12 de Abril ;Ponte de Lima: 12 de Abril ; Póvoa de Varzim: 12 de Abril ;Porto: 14 de Abril ; Stª Maria da Feira: 12 de Abril ; Sto. Tirso: 11 de Abril ;Oliveira de Azeméis: 13 de Abril ; Viana do Castelo: 14 de Abril ; V. N. Cerveira: 12 de Abril ;Vila Real: 15 de Abril.

A distribuição na cidade do Porto decorreu na Rua de Santa Catarina (Café Majestic).

Para mais informações, contactar Júlia Vale (919 264 352)

Na Região Centro

O SPRC promoveu esta iniciativa na Região Centro, no dia 6 Abril, nos seguintes locais: Aveiro - junto à Biblioteca Municipal; Castelo Branco - Passeio Verde; Coimbra - Praça 8 de Maio; Guarda - Largo da Misericórdia; Leiria - Teatro José Lúcio da Silva; Viseu - Rossio.

O MDM, parceiro nesta Campanha, promoveu em Lisboa no dia 8 de Abril uma iniciativa de rua de distribuição do Folheto. A CGTP-IN publicou um boletim próprio, CGTP Acção, dedicado à Campanha e que está a ser enviado para todos os jardins de infância.

O objectivo central desta CAMPANHA EM DEFESA DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR é o reforço e consolidação deste sector do sistema educativo, legitimando a sua condição de primeira etapa da educação básica, no acesso de todas as crianças à frequência de um jardim de infância público.

Na Grande Lisboa

15 de Abril - Lisboa, na Rua Augusta (cruzamento com a Rua da Conceição)

19 de Abril - Santarém, na Rua Teixeira Gomes (cruzamento com a Rua Capelo Ivens)

Para mais informações, contactar Céu Silva (919 251 470)

 


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo