Nacional
Linhas de intervenção e acção futura dos professores e educadores em foco no órgão máximo da Federação entre Congressos

Conselho Nacional da FENPROF esteve reunido em Lisboa

22 de fevereiro, 2007

O Conselho Nacional da FENPROF esteve reunido em Lisboa nos dias 14 e 15 de Dezembro, na sede da FENPROF. O aspecto central em debate nesta reunião foi a análise da situação político-social e a definição de linhas de intervenção e acção futura dos professores e educadores, a par da sua organização sindical mais representativa, a FENPROF.

Num momento particularmente complexo da vida dos professores portugueses - com o Governo a impor o ECD, o patronato a tentar impor as suas regras contratuais para o ensino particular e cooperativo, o ensino superior a sofrer cortes brutais e a Assembleia da República a aprovar um Orçamento de Estado que prevê grandes cortes na Educação - os conselheiros nacionais da FENPROF, oriundos de todos os distritos do continente, das regiões autónomas e da emigração, não só analisaram politicamente a situação, como debateram as formas de continuar a lutar contra uma política governativa que  ataca direitos inalienáveis dos trabalhadores, onde se incluem os professores, e que representa, igualmente, um ataque fortíssimo à Escola Pública Portuguesa.

Nesta reunião, foi aprovado o Regulamento do IX Congresso Nacional dos Professores que terá lugar em Lisboa, na Faculdade de Medicina Dentária, nos dias 19, 20 e 21 de Abril. Além do regulamento, foram ainda aprovados o lema (Dar mesmo prioridade à Educação), os temas em debate, bem como outras questões relacionadas com a organização da reunião do órgão máximo da FENPROF. Foi ainda aprovada uma importante Resolução político-sindical que servirá de orientação da acção da FENPROF até ao Congresso.

O Secretariado Nacional da FENPROF