Todas as notícias

Conselho Nacional da FENPROF ratifica nomes indicados para o Secretariado Nacional

24 de abril, 2010

Nos termos dos Estatutos da FENPROF, na primeira reunião do Conselho Nacional, os nomes indicados pelos Sindicatos para fazer parte do Secretariado Nacional têm de se sujeitar, em lista, à ratificação por aquele órgão. Assim, hoje, ao princípio da tarde os 24 nomes escolhidos pelos sindicatos da Federação, foram votados, tendo a única lista de unidade para o SN obtido 96% dos votos, num universo de 75 conselheiros nacionais.

Nesta primeira reunião do Conselho Nacional, João Cunha Serra foi o escolhido para presidir ao órgão máximo da Federação entre Congressos, nos próximos três anos, com 71 dos 75 votos entrados.

João Cunha Serra é docente do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, coordenador nacional do departamento de ensino superior e investigação da FENPROF e foi, até ao 10.º Congresso, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, continuando, agora nas novas funções, a participar nas reuniões deste órgão.

O novo Conselho Nacional da FENPROF, que reflecte a representatividade e proporcionalidade dos sindicatos, foi eleito com 97% dos votos dos 795 delegados presentes no 10.º Congresso Nacional dos Professores.

Mário Nogueira, actual Secretário-Geral e coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), foi reeleito no cargo de Secretário-Geral, desta vez directamente pelo Congresso, uma inovação decorrente da alteração estatutária realizada em Congresso.

Os restantes membros do Secretariado Nacional são:

Do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL):
António Avelãs, Anabela Delgado, António Nabarrete, Felizarda Barradas, João Paulo Videira, Lígia Galvão, Manuel Grilo, Maria do Céu Silva

Do Sindicato dos Professores do Norte (SPN):
Manuela Mendonça, Abel Macedo, Henrique Borges, José Manuel Costa, Júlia Vale e Vitor Gomes;

Do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC):
Anabela Sotaia, Francisco Almeida, João Louceiro, Luís Lobo e Manuel Rodrigues

Do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS):
Joaquim Páscoa, Rui Sousa e Antónia Fialho

Do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM):
Marília Azevedo

Do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA):
António Lucas

Para além destes dirigentes, por indicação das direcções do SPM, SPRA, e SPE participam nas reuniões do SN: Paulo Cafôfo (SPM), Clara Torres (SPRA) e Carlos Pato (SPE – Sindicato dos Professores no Estrangeiro)