Negociação Nacional
Greve às avaliações

Organizações Sindicais de Professores convocam Conferência de Imprensa

27 de junho, 2018

Hoje, 27 de junho – 12:00 horas

Hotel Olissipo Marquês de Sá (Lisboa)

 

Nos dois primeiros dias da semana em curso, a greve dos professores cresceu, tendo inviabilizado ontem 98,6% das reuniões de conselho de turma que se deveriam realizar. A ausência de negociações e de uma proposta do Governo que aponte para a recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de congelamento, bem como a fixação de serviços mínimos, através de um acórdão que aponta para a prática de atos ilegais só fazem aumentar os níveis de indignação dos professores e o seu envolvimento na greve em curso. 

As organizações sindicais de professores requereram a aclaração do acórdão sobre serviços mínimos e admitem recorrer para os tribunais superiores. Em relação ao Ministério da Educação e ao Governo exigem a apresentação de uma proposta para negociação do prazo e do modo da recuperação do tempo de serviço, tal como impõe a Lei do Orçamento do Estado, e o retomar das negociações, não só sobre esta questão, mas também sobre aposentação e horários de trabalho. A não acontecer, as organizações sindicais convocarão os professores para novas ações, dando, dessa forma, continuidade à luta. 

Com o objetivo de divulgar o que foi requerido no âmbito do pedido de aclaração apresentado e também sobre a luta em curso e os seus desenvolvimentos próximos, as organizações sindicais de professores promovem uma Conferência de Imprensa, hoje, 27 de junho (quarta), pelas 12:00 horas, em Lisboa.

 

Lisboa, 27 de junho de 2018 

As organizações sindicais de professores e educadores