Política Educativa Nacional
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, DIA 13 DE DEZEMBRO, PELAS 12 HORAS

Semana de trabalho culminará com a aprovação, pela FENPROF, de propostas para o OE 2020 e ações com vista à sua concretização

11 de dezembro, 2019

Com a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2020 em vias de ser conhecida, o Ministro da Educação continua a não responder ao pedido de reunião apresentado pela FENPROF, logo após a sua tomada de posse. De uma forma geral, os responsáveis do Ministério da Educação têm optado pelo silêncio, não respondendo a qualquer uma das muitas questões que lhes têm sido colocadas. Pode o Governo encher a boca com o “diálogo social” que na Educação não existe qualquer tipo de diálogo. Nem sequer a sua condição mínima: respeito pelos docentes e suas organizações representativas, os Sindicatos de Professores.

Face à situação, marcada pela ausência de diálogo e pela proximidade da discussão sobre o Orçamento do Estado para 2020, a FENPROF vai promover um profundo debate ao longo da semana em curso, que começou com a realização de reuniões dos diversos órgãos dos seus Sindicatos. O seu Secretariado Nacional reunirá nos dias 12 e 13 e, a terminar a semana, no sábado, 14 de dezembro, será a vez do Conselho Nacional. Estas reuniões realizam-se após um mês de trabalho nas escolas e de plenários em vários concelhos e distritos do país nos quais participaram milhares de educadores e professores.

No dia 13 de dezembro, sexta-feira, pelas 12 horas, na sua sede (Rua Fialho de Almeida, n.º 3, em Lisboa), a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa em que serão divulgadas as iniciativas destinadas a exigir ao Ministro da Educação a reunião que já deveria ter acontecido, tornadas públicas as propostas da FENPROF para o OE 2020 com implicação direta nos professores e, ainda, anunciadas as ações a realizar, ainda em 2019, em defesa da profissão e da carreira docente.

 

O Secretariado Nacional