Política Educativa Nacional
OE 2019

FENPROF divulga as suas propostas para o Orçamento do Estado para 2019

10 de outubro, 2018

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

11 de outubro; 17:30 horas | Frente à Assembleia da República

 

A FENPROF estará presente amanhã nas galerias da Assembleia da República, assistindo ao debate parlamentar sobre a petição “Pela Valorização da Educação e dos seus Profissionais”, que foi por si promovida.

Para a FENPROF, esta será a primeira oportunidade de os partidos políticos, através dos respetivos grupos parlamentares, reagirem à decisão do governo de, à margem de um processo negocial efetivo, apagar mais de 6,5 anos de serviço cumprido pelos professores. Não sendo este o único problema que afeta os professores, esperam, ainda, dos partidos com representação parlamentar, propostas para a regularização dos seus horários de trabalho, para a inversão do rumo de envelhecimento da profissão e para um combate efetivo à precariedade que afeta o setor.

No final da sessão plenária, previsivelmente pelas 17:30 horas, em Conferência de Imprensa a realizar ao fundo da escadaria da Assembleia da República, o Secretariado Nacional da FENPROF divulgará publicamente as suas propostas para o Orçamento do Estado para 2019. Serão propostas para a resolução de problemas em três domínios – professores, escolas e sistema educativo – e que obrigam a um esforço de financiamento na Educação, área que sofreu grande desvalorização desde o início do século, tendência que não se alterou ao longo da atual legislatura.

Da inscrição ou não dessas propostas no OE para 2019 resultará a posição da FENPROF em relação ao Orçamento, designadamente às condições para a sua eventual aprovação.

 

O Secretariado Nacional