Todas as notícias

Ação de Sensibilização sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

20 de dezembro, 2016

Nos Açores, o SPRA em articulação com o Núcleo de Educação Especial e a Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, na ilha Terceira, promoveram um conjunto de atividades, a 5 de dezembro, integradas nas iniciativas da FENPROF e CNOD para assinalar o Dia Internacional do Cidadão Portador de Deficiência; a Declaração Universal dos Direitos do Homem e os 10 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Entre as várias atividades que decorreram nos diferentes estabelecimentos de ensino da Unidade Orgânica, o dirigente sindical, Fernando Vicente, membrod o Conselho Nacional da FENPROF, apresentou sessões de sensibilização com debate dirigido aos alunos da escola, subordinado ao tema “Direitos humanos”.

A biblioteca escolar organizou o espaço, dando lugar a exposições alusivas ao tema, assim como foram organizadas sessões de contos destinados a alunos do 1º Ciclo, destacando a diferença como uma vantagem, com  obras do plano nacional de leitura, nomeadamente: “A ovelhinha preta” de Elizabeth Shaw e “Orelhas de borboleta” de Luísa Aguilar.

Foram organizados concursos, entre duas turmas do 2º Ciclo  com questões efetuadas de acordo com os contos “Misterioso Vórtex” e “O cantar do ilhéu”.                

Foi interpretada em LGP a letra da música “Makeup” do grupo Agir, por alunos com um colega surdo na turma.

Entre outras atividades relacionadas com o tema, estiveram presentes as canções, a projeção de vídeos e ficheiros em powerpoint, o desenho, a pintura, uma atividade de desporto adaptado (Paravolei - volei sentado), com a colaboração da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo e jogos adaptados.