CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
21 abr 2021 / 09:50

Ministra da Cultura na inauguração de Mural "O 25 de Abril nas Escolas"

Mural

[clicar para ver a imagem maior]

Nos 46 anos do 25 de Abril, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com o Município de Peniche, solicitou a elaboração de 46 painéis em azulejo a 46 Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, com o objetivo de assinalar aquele aniversário inaugurando um mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche.

Com entusiasmo, alunos e professores de todo o território nacional (continente e regiões autónomas) envolveram-se na execução dos trabalhos. Contudo, a inauguração foi inviabilizada pelas medidas então vigentes, no âmbito do combate à pandemia. Um ano depois, o mural será inaugurado, mantendo o número de painéis e assinalando, para memória futura, o que levou ao adiamento.

Este mural foi projetado para assinalar os 46 anos do Dia da Liberdade, só que a situação epidemiológica que então se vivia não o permitiu. Sem desistirem da iniciativa, as organizações e entidades envolvidas decidiram adiar um ano a inauguração, registando no próprio mural o motivo desse adiamento. Assim, o ato inaugural terá lugar a 25 de abril de 2021, pelas 12:30 horas, integrando-se nas comemorações do Dia da Liberdade, promovidas pelo Município de Peniche, e contará com a presença de representantes das entidades promotoras e de escolas participantes, tendo também confirmado a sua presença a senhora Ministra da Cultura.

Esta é uma iniciativa que se tornou possível pelas muitas parcerias que se estabeleceram: FENPROF, Município de Peniche, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), Associação 25 de Abril (A25A) e, contributo fundamental, as 46 escolas e agrupamentos de escolas que participaram, criando, desenhando, pintando e cozendo os 46 painéis em azulejo com 60 centímetros de lado. O mural (imagem aqui) ficará em frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, no Forte de Peniche. A obra, que ficará permanentemente exposta no local, contou com parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Esta é uma iniciativa de elevado simbolismo, que confirma que o 25 de Abril continua vivo nos mais jovens, o que é absolutamente essencial para que os seus valores de Liberdade e Democracia se projetem no futuro.

 

O Município de Peniche

O Secretariado Nacional da FENPROF

Voltar ao Topo