Nacional Iniciativas Todas as notícias Iniciativas
Prémio Literário António Gedeão 2020

FENPROF e SABSEG entregam Prémio Literário a António Carlos Cortez pela obra Jaguar

15 de dezembro, 2020

O Júri da edição de 2020 (quinta edição do prémio António Gedeão - poesia), composto por Paulo Sucena (Presidente), José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, reuniu no dia 28 de setembro e decidiu, por unanimidade, distinguir o livro Jaguar (D. Quixote 2019), da autoria de António Carlos Cortez, com o Prémio de Poesia António Gedeão 2020.

A cerimónia de entrega do prémio pelas entidades promotoras terá lugar no dia 17 de dezembro, às 16h00 horas, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, onde António Carlos Cortez é professor de Literatura Portuguesa e de Português.

A FENPROF assinala com satisfação que António Carlos Cortez, com esta obra inovadora, se vem juntar a nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea na área da poesia, cujo prémio alterna com o Prémio de Poesia Urbano Tavares Rodrigues, que foi ganho, por Ana Cristina Silva, em 2013; por Lídia Jorge, em 2015; por Isabela Figueiredo, em 2017 e por Luísa Costa Gomes, em 2019.

O Prémio Literário António Gedeão, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros, destina-se a galardoar uma obra de poesia em português e de autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição no ano de 2019.

O valor deste prémio, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, é de € 7.500.00 (sete mil e quinhentos euros).

Esperamos poder contar com a presença dos/as senhores/as jornalistas e dos órgãos de comunicação social nesta relevante iniciativa de promoção da cultura, particularmente porque os protagonistas são docentes.

 

A FENPROF                    A SABSEG