CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
03 jul 2018 / 12:25

FENPROF promove Encontro Internacional sobre o desgaste dos professores

Neste encontro, que já tem meio milhar de docentes inscritos, serão divulgados resultados muito importantes obtidos a partir do maior estudo já realizado em Portugal

 

Foram mais de 19.000 respostas a um extenso inquérito, recolhidas pelos Sindicatos da FENPROF, em todo o país, incluindo nas regiões autónomas. Foi um enorme esforço, mas que valeu a pena fazer, pois hoje são na ordem dos dois milhões os dados que estão a ser tratados por equipas de investigadores de diversas instituições públicas de ensino superior. 

Para realizar este estudo, a FENPROF estabeleceu uma parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela é responsável pelo estudo, tendo, para esse efeito, sido entregues todos os elementos necessários decorrentes do levantamento que a FENPROF efetuou junto dos professores. 

Há fatores de desgaste e burnout já identificados e que pesam fortemente na atual situação dos docentes em Portugal. Um problema que decorre da instabilidade do corpo docente, da pressão burocrática e da sobrecarga de trabalho a que os profissionais estão sujeitos, mas, igualmente, do envelhecimento do corpo docente das escolas. Mas há muito mais, ou não fosse este inquérito bastante completo, tendo, até, em conta hábitos de vida dos professores, muitos dos quais necessariamente adaptados ou decorrentes da exigência que se coloca à atividade docente. 

Este encontro realizar-se-á em 6 de julho, no Fórum Lisboa, e já tem meio milhar de inscritos, número que, a três dias de se realizar, se aproxima da lotação da sala. Os professores associados dos Sindicatos da FENPROF têm acesso gratuito a este encontro internacional que conta com a presença do Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, com Duarte Rolo, da equipa do investigador Cristophe Déjours, da Universidade Paris Descartes, com o psiquiatra António Coimbra de Matos, Henrique Silveira, do Instituto Superior Técnico e a investigadora Raquel Varela, que coordena o trabalho científico. A abertura dos trabalhos será da responsabilidade do Presidente do SPGL, José Alberto Marques, e está prevista para as 10:30 horas; o encerramento será às 17:30 horas com a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira

A problemática em questão é uma das que tem estado na origem da profunda divergência entre a FENPROF e o Ministério da Educação. Ambas as partes reconhecem que há um grande desgaste e um acelerado e penalizador envelhecimento da profissão docente, mas, apesar das propostas concretas apresentadas pela FENPROF, designadamente no que respeita aos horários e outras condições de trabalho, bem como à aposentação, da parte do ME nenhuma medida foi até agora aceite ou proposta. É também por este motivo, a par da recomposição da carreira, que os professores tanto têm lutado. No final de mais uma semana de greve, o Secretário-Geral da FENPROF incluirá na sua intervenção o necessário ponto da situação sobre a luta dos professores e também a eventual resposta do Ministro da Educação à Carta Aberta que lhe foi entregue na segunda-feira pelo conjunto de sindicatos que se constituiu em plataforma de convergência na ação.

 

O Secretariado Nacional

 

Programa do Encontro

Inscrição online


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo