Todas as notícias Carreira Docente
Denunciar a precariedade na profissão docente

Dia de luta nacional dos jovens trabalhadores – 25 de março – Porto e Lisboa

22 de março, 2021

Denunciar a precariedade na profissão docente

Na próxima quinta-feira, com uma ação no Porto e outra em Lisboa, a Interjovem – estrutura da CGTP-IN virada para os problemas e a luta dos jovens trabalhadores – assinala, na rua, o Dia Nacional da Juventude.

A Interjovem, no seu apelo, sublinha que os jovens precisam de emprego estável e com direitos. O tema central da jornada é, necessariamente, o da precariedade laboral.

Na profissão docente a precariedade continua a castigar muitos jovens, levando alguns deles a desistir e a afastar-se da área para a qual se qualificaram e que tão necessária é para o desenvolvimento do país. No entanto, se olharmos, por exemplo, para as médias etária (46 anos) e de tempo de serviço (16,5 anos) dos colegas que vincularam em 2020, isto é, depois do longo trajeto que foi preciso até terem acesso a um contrato por tempo indeterminado e à entrada na carreira, verificamos que a precariedade laboral na nossa profissão extravasa largamente o grupo dos mais jovens (este, quase inexistente na Escola Pública, por razões como a certeza de uma vida de enorme instabilidade e poucos reconhecimento e valorização).

Nas ações do Porto e de Lisboa, é importante que esteja presente o tema da precariedade na nossa profissão. Faz parte da luta, é uma forma de dar a conhecer, de denunciar!

A FENPROF disponibilizará faixas alusivas à precariedade, mas mais importante é que sejam aqueles/as que a sofrem, mais novos/as ou mais velhos/as, a participar; são quem deve transportar a mensagem!

Para saberes mais, contacta o sindicato da FENPROF da tua região (no continente).

Sindicato dos Professores do Norte - SPN

Sindicato dos Professores da Região Centro - SPRC

Sindicato dos Professores da Grande Lisboa - SPGL

Sindicato dos Professores da Zona Sul - SPZS

Participa. A luta contra a precariedade (que te atinge) precisa de ti.