Privado: EPC / EP / EAE / IPSS / Misericórdias Ensino Artístico Nacional
Ensino Particular e Cooperativo

FENPROF denuncia más condições de trabalho dos professores

29 de setembro, 2017

A FENPROF esteve esta sexta-feira no Ministério da Educação com um conjunto de docentes do ensino particular e cooperativo (EPC) – colégios privados, escolas profissionais, escolas de ensino artístico especializado – para denunciar as más condições com que está a ter início o ano letivo neste sector de ensino.

Os professores presentes descreveram à Comunicação Social algumas situações angustiantes com que se têm deparado: as entidades patronais estão a aumentar, indevida e brutalmente, os seus horários reais de trabalho; os patrões tiveram quem, com eles, assinasse uma convenção coletiva extremamente negativa para os docentes; em causa está, também, o futuro de alguns dos subsetores, como acontece com as escolas profissionais e as de ensino artístico especializado, cujas normas de financiamento expiram no final do ano em curso.

Considerando que estes e outros problemas deveriam merecer atenção e preocupação dos responsáveis do Ministério da Educação, a FENPROF solicitou, já há vários meses, uma reunião ao Ministério da Educação, mas sem sucesso. Esta semana, a FENPROF insistiu no pedido, sublinhando a necessidade de que esta reunião tivesse lugar ainda no decorrer desta semana, reforçando o seu caráter de urgência. No entanto, o ME decidiu agendar essa reunião para o dia 3… de novembro, pelas 15 horas.

Por isso, os responsáveis da FENPROF e um grupo de professores destes setores juntaram-se esta manhã, em frente ao Ministério da Educação, para exigir uma resposta mais célere por parte dos governantes.

Veja aqui algumas das notícias já publicadas: 

Professores queixam-se de más condições de trabalho - Jornal da Uma, TVI

Fenprof pede moralização dos contratos colectivos nos colégios com associação ao Estado – Público

Que o Estado "deixe de ser a vaca em cujas tetas os patrões continuam a mamar" – TVI 24

Fenprof quer moralização de contratos coletivos dos particulares - Observador

 

Na página da FENPROF no Facebook, pode ver algumas fotografias da Conferência de Imprensa.