CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
24 mar 2008 / 10:48

XXII ENCONTRO GALEGO-PORTUGUÊS DE EDUCADORES(AS) PARA A PAZ

Nota: Este documento está disponível em PDF.

18, 19 e 20 de Abril de 2008
Teatro e Auditório da Caixanova
VIGO


ORGANIZAÇÃO:
· Asociación Galego-Portuguesa de Educación para a Paz (AGAPPAZ)
· Educadores/as pola Paz - Nova Escola Galega
· Departamento de Pedagogía e Didáctica da Universidade de A Coruña
· Movimento dos Educadores pela Paz de Portugal (MEP)

APOIO:
· Caixanova
· Cámara Municipal de Vigo - Educación
· Cámara Municipal de Lugo - Educación
· Cámara Municipal de Santiago de Compostela - Educación
· Ministerio de Educación e Ciencia (MEC)



O novo encontro das educadoras e dos educadores para a paz galegos e portugueses, bem como de outras terras que nos queiram acompanhar, já está programado. Será em Vigo, a cidade onde nasceu, no ano de 1983, o grupo EDUCADORES POLA PAZ do Movimiento de Renovación Pedagógica (MRP) - NOVA ESCOLA GALEGA. Vai ser um Encontro especial por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é a primeira vez que reuniremos em Vigo; em segundo lugar, porque, no decurso deste XXII Encontro, celebraremos os 25 anos de existência de EDUCADORES POLA PAZ, o grupo de educação para a paz mais antigo em actividade na Península Ibérica. Será, assim, um Encontro para festejar e para recordar as numerosas actividades desenvolvidas nestes 25 anos (que, na maioria, se podem consultar na nossa página electrónica: www.educadorespolapaz.org): jornadas, cursos, conferências, encontros, revistas, livros, etc., mas também para falarmos da situação actual e do futuro. Neste sentido, dada a actualidade da temática e o nosso compromisso com a mesma, pela segunda vez, dedicamos o tema em estudo à Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos.
Na verdade, devemos insistir e procurar novas reflexões sobre esta temática e em particular sobre a disciplina de "Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos"que começou a ser leccionada, no ano lectivo de 2007-2008, em sete comunidades autónomas do Estado Espanhol e que, no próximo ano, se estenderá às restantes, incluindo a Galiza. Por isso, é muito importante estar atento ao que se está a fazer, às polémicas que se continuam a gerar, às necessidades que esta nova disciplina requer, etc. Em definitivo, continuar a fazer chegar reflexões e propostas a este debate em que participamos muito activamente.
A celebração dos 25 anos e a sua realização em Vigo levaram-nos, este ano, a modificar a estrutura tradicional dos nossos Encontros. Assim, incluímos, pela primeira vez, um acto-espectáculo num teatro, em que intervirão músicos e poetas consagrados, bem como alguns dos ensaístas que colaboram nos livros "Educación e Paz I: 25 anos de Educadores Pola Paz" e "Educación e Paz II: presente e futuro da construcción da paz" que serão apresentados no referido acto (Editados por Edicións Xerais; coordenados por Xesús R. Jares; com a participação de numerosos especialistas de diferentes disciplinas e países). Também nos pareceu oportuno, nesta ocasião, prescindir das oficinas, dando preferência às conferências e conferencistas de alto valor intelectual, com grande experiência, uma extensa e sólida obra e um compromisso totalmente assumido com a temática a abordar. O esforço feito neste sentido, também é novo na nossa história. Esperamos que os nossos esforços e as nossas ilusões sejam recompensados pela participação massiva de todos os que já participaram, nalguma ocasião, nas nossas actividades e por todos os que queiram fazê-lo pela primeira vez. Para estes, será, sem dúvida, um bom ponto de partida.
Assim, esperamos a vossa presença e participação activa. Até Abril, o mês da liberdade e da paz, em Vigo, de 18 a 20.

PROGRAMA
Sexta-feira, 18 de Abril
17.00h às 19.45h - Recepção e entrega de documentação aos/às inscritos/as no XXII Encontro, no HOTEL CIDADE DE VIGO (R. Concepción Arenal, n.º 5 - centro da cidade).

20.00h - TEATRO CAIXANOVA (R. Policarpo Sanz - centro da cidade)
Sessão de Abertura do XXII Encontro Galego-Português de Educadores(as) para a Paz.
Intervirão:
· Xesús R. Jares, Coordenador de Educadores pola Paz.
· Isabel Lima, em representação do Movimento de Educadores para a Paz de Portugal.
· María Dolores Vieiro Nuñes, Conselheira da Educação do Concelho de Lugo.
· Guadalupe Rodríguez, Conselheira da Educação do Concelho de Santiago de Compostela.
· Laura López Atrio, Conselheira da Educação do Concelho de Vigo.

20.10h - TEATRO CAIXANOVA - "Serão pela Paz": Acto poético-musical de celebração do 25.º aniversário de Educadores pola Paz e apresentação dos livros "Educación e Paz I: 25 anos de Educadores pola Paz" e "Educación e Paz II: presente e futuro da construcción da paz".
Intervirão:
· Ensaístas que participam nos livros: Jurjo Torres (A Coruña), Américo Nunes Peres (Chaves, Portugal), Luís Moita (Lisboa, Portugal), Gloría Ramírez (México), Xosé Manuel Cid Fernández (Ourense), Manuel Blanco (Lugo), Xosé Manuel Rodríguez (Santiago), José Paulo Serralheiro (Porto, Portugal), Luis Garcia Soto (Santiago), Manuel Bragado (Director de Edicións Xerais) e Xesús R. Jares (Autor do primeiro livro e Coordenador do segundo).
· Poetas e escritores: Xulio Valcárcel, Fran Alonso, Roman Raña, Antonio G. Teijeiro, An Alfaya, Vítor Vaqueiro, Xico Braga (Portugal), José Adamar Basto (Portugal), Rosa Duarte (Portugal), Celso Álvarez-Cácamo e Miguel Anxo Fernán-Vello.
· Músicos: Abe Rábade, Berrogüetto.
· Apresentação: Manolo Romón.

Nota: ENTRADA GRATUITA. As pessoas inscritas no XXII Encontro terão bilhetes reservados. As outras pessoas deverão levantar os bilhetes, através de Educadores pola Paz, na Concellería de Educación do Concello de Vigo (R. Oporto, n.º 1) ou na bilheteira do Teatro Caixanova, no próprio dia. No entanto, recomenda-se que adquiram os seus bilhetes com antecedência.

Sábado, 19 de Abril (Auditório de Caixanova - R. Marqués de Valladares).
10.00h - Conferência/debate: "Cidadania e globalização. Situação e perspectivas", pelo Prof. Doutor José VIDAL-BENEYTO (Director do Colégio de Altos Estudos Europeus Miguel Server, Paris; Colaborador do diário El País).
Apresentarão:
· Prof. Doutor Xésus R. Jares (Catedrático da Universidad de A Coruña; Coordenador de Educadores pola Paz; Presidente de AGAPPAZ).
· Teresa Ferreira (Professora e Secretária da Junta Directiva de AGAPPAZ).

12.00h - Conferência/debate: "Será possível um estado e uma escola laicos?", pelo Prof. Doutor Juan José TAMAYO-ACOSTA (Teólogo, Professor e Director da Cátedra de Teología e Ciencias de las Religiones Ignacio Ellacuría da Universidad Carlos III, de Madrid).
Apresentarão:
· Prof. Doutor Américo Nunes Peres (Professor Agregado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD - Pólo de Chaves; Membro da Junta Directiva de AGAPPAZ).
· María José Acevedo (Membro de Educadores pola Paz e da AGAPPAZ).

14.00h - Almoço.

17.00h às 19.00h - Conferência/debate: "A educação cívica como educação moral", pela Prof.ª Doutora Victoria CAMPS (Catedrática de Ética na Universidad Autónoma de Barcelona). - Auditório Caixanova (Calle Marqués de Valladares).
Apresentarão:
· Carmen Díaz Simón (Orientadora no IES Lucus Augusti, de Lugo; Membro de Educadores pola Paz; Membro de AGAPPAZ).
· María Emilia Gregorio (Professora e Membro da Junta Directiva de AGAPPAZ).

19.30h - Conferência/debate: "Educação para a cidadania", pelo Prof. Doutor Gregorio PECES-BARBA MARTÍNEZ (Catedrático de Filosofía del Derecho de la Universidad Carlos III, de Madrid).
Apresentarão:
· Prof. Doutor Xésus R. Jares.
· Professora Teresa Ferreira.

Domingo, 20 de Abril
(As actividades deste dia serão exclusivamente para os/as inscritos/as no XXII Encontro)
10.00h - Saída dos autocarros para o Museu do Mar: Rotunda à entrada da Estação Marítima, perto do cais das barcas para Cangas e Moaña.
10.30h - Visita ao Museu do Mar (Projecto dos arquitectos Aldo Rossi - italiano - e César Portela - galego). Contemplação das maravilhosas perspectivas da ria de Vigo. Foto da paz.
11.45h - Saída, em autocarro, para visitar o Pazo Museo Quiñones de León: Parque e jardins de Castrelos.
12.00h - Recepção do Ex.mo Senhor Alcaide de Vigo, no Pazo Museo Quiñones de León. Vinho galego e aperitivo. Foto da paz. Visita ao Museu e aos jardins do Pazo.
13.00h - Largada da pomba da paz e encerramento do Encontro.
13.15h - Regresso, em autocarro, ao ponto de partida.

PREÇOS:
1. Só inscrição:
a) Até ao dia 20 de Março:
Sócios(as) de NEG, sócios(as) do MEP, estudantes e desempregados(as) - 35¤.
Outros(as): 40¤.
b) Depois de 20 de Março:
Sócios(as) de NEG, sócios(as) do MEP, estudantes e desempregados(as) - 40¤.
Outros(as): 45¤.

2. Inscrição e hotel (Hotel Cidade de Vigo **** - duas noites, pequeno almoço bufete e três refeições):
a) Até ao dia 15 de Março:
Sócios(as) de NEG, sócios(as) do MEP, estudantes e desempregados(as) - 140¤.
Outros(as): 150¤.
b) Depois de 15 de Março:
Sócios(as) de NEG, sócios(as) do MEP, estudantes e desempregados(as) - 145¤.
Outros(as): 155¤.

3. Refeições (almoços ou jantares):
Avisando com antecedência, haverá a possibilidade de fazer algumas refeições no Hotel, pelo preço de 16¤ cada.

HOTEL CIDADE DE VIGO, R. Concepción Arenal, n.º 5 (Junto ao porto desportivo). Telefone: 986 22 78 20
www.ciudaddevigo.com



VANTAGENS PARA OS/AS INSCRITOS/AS:

Dado que a maioria das actividades é de entrada gratuita, excepto as de Domingo que são exclusivas para os/as inscritos/as, terão as seguintes vantagens:
· Acesso gratuito a todas as actividades do XXII Encontro.
· Pasta com materiais que inclui os livros "Educación e Paz I: 25 anos de Educadores pola Paz" e "Educación e Paz II: presente e futuro da construcción da paz".
· Materiais e publicações turísticas de Vigo.
· Viagens de autocarro e entradas nos museus e lugares que se visitarão no Domingo.
· Recepção e "cocktail" de despedida, no Pazo-Museo Quiñones de León.



INSCRIÇÕES E INFORMAÇÃO:

Informação: teresa.ferreira1@gmail.com

Inscrições para Portugal:
- Por correio-e: teresa.ferreira1@gmail.com
- Por correio postal, acompanhadas do comprovativo bancário do respectivo pagamento, a:

Teresa Ferreira
Rua Armindo Almeida Nº 34, 9ºA
2830-275 BARREIRO (Portugal)

- Telefone: 912194690 (das 9 às 13h e a partir das 18:30h) Barreiro.
- Fax: 21 207 50 36
- Nº CONTA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, a nome de Cândida Santos:
0141 0918 13300 balcão do Barreiro
NIB 0035 0141 0009 1813 3008 7



FICHA DE INSCRIÇÃO
XXII ENCONTRO GALEGO-PORTUGUÊS DE EDUCADORES(AS) PARA A PAZ | Vigo, 18, 19 e 20 de Abril de 2008

Nome completo: ____________________________________________________________________

Residência: ________________________________________________________________________

Código postal: ____________ Localidade: _________________________ País: __________

Telefone: ____________________Correio electrónico (e-mail): _______________________________

Nº BI: .........................................................................................................

Local de trabalho: ________________________________________________________________

Área ou matéria que partilha: __________________________________________________________

Estudante. Nível de ensino e escola que frequenta: _______________________________________

__________________________________________________________________________________

Desempregado(a). Anexar fotocópia de documento oficial.

Sócio(a) de ______________________________________________________________________

Partilho quarto com: ...............................................................................................................................

OBSERVAÇÕES: ____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Imprimir Abrir como PDF

Contém 1 ficheiro em anexo:

 XXII_ENCONTRO_GALEGO-PORTUGUÊS.pdf

Partilhar:

|

Frentes e Sectores
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo