Nacional
Ação e luta, coerência, persistência e organização

Novo quadro político será exigente para a FENPROF e os professores

06 de novembro, 2015

 Conferência de Imprensa

  Apelo de Isabel Lourenço, ativista pela causa do Sahara Ocidental, no Conselho Nacional da FENPROF 

 

O Conselho Nacional da FENPROF aprovou Resolução sobre a atual situação política e a ação reivindicativa. Um documento que considera existir um quadro político que favorece a resolução de problemas, mas que não dispensa um forte envolvimento dos docentes e investigadores na ação reivindicativa.

A Resolução foi apresentada em conferência de imprensa, realizada após os trabalhos do principal órgão de direção entre Congressos. Mário Nogueira sintetizou as linhas fundamentais do documento no diálogo com os jornalistas.

Para a Federação é necessário fixar a estratégia sindical, adotando uma posição firme e fundamentada na apresentação de propostas, incidentes em quatro grandes eixos: a defesa da Escola Pública e consequente combate à sua degradação e à privatização das respostas educativas, a necessidade de se melhorarem as condições de trabalho e de exercício da profissão docente e de investigação e a valorização do exercício profissional dos docentes e investigadores, bem como o reconhecimento dos direitos sindicais.