Nacional
CONCURSO LITERÁRIO

Prémio Urbano Tavares Rodrigues (2015)

10 de julho, 2015

A FENPROF, em colaboração com a SABSEG – Corretor de Seguros, criou, em 2012, um Prémio Literário destinado a Professores.

De acordo com o regulamento que a FENPROF e a SABSEG estabeleceram, este prémio alterna a poesia (Prémio António Gedeão) e a ficção (Prémio Urbano Tavares Rodrigues) e pretende valorizar o trabalho dos professores, também para além do que é a sua exigente atividade na escola, daí a escolha da data em que se assinala o Dia Mundial dos Professores para a sua atribuição.

Em 2015, o Júri constituído por Paulo Sucena (em representação das entidades promotoras), José Manuel Mendes e Teresa Martins Marques (convidados daquelas entidades), distinguirá uma obra publicada no ano de 2014, cabendo às editoras, as quais já foram contactadas, apresentar obras que tenham publicado e que se enquadrem no âmbito do Regulamento do concurso.

O Prémio Urbano Tavares Rodrigues, designação atribuída, pela segunda vez, este ano (a primeira ocorreu em 2013), tem data limite para a entrega das obras o dia 27 de julho, em qualquer sede dos sindicatos da FENPROF ou na própria Federação.

Este prémio tem como finalidade distinguir obras literárias, de poesia e ficção narrativa, em anos alternados, de professores no ativo ou aposentados, de qualquer grau da educação e do ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções.

O Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues – 2015, contempla livros cuja autoria se enquadre nos requisitos anteriormente explicitados.

O valor deste prémio, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, é de € 7.500.00 (sete mil e quinhentos euros).

O Secretariado Nacional da FENPROF