Nacional
Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

Júri já decidiu! Vencedor será conhecido em 4 de Outubro

13 de setembro, 2017

Nos termos do Regulamento do Concurso Literário de Romance “Urbano Tavares Rodrigues”, promovido pela FENPROF com o apoio da SABSEG, Seguros, só por ocasião da iniciativa de comemoração do Dia Mundial dos Professores, que ocorrerá em 4 de outubro, será possível conhecer publicamente quem venceu. O Secretariado Nacional da FENPROF informa, contudo, que o júri do prémio, constituído por Paulo Sucena (que preside), em representação da FENPROF, José Manuel Mendes, docente na Universidade do Minho, e Teresa Martins Marques, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, já atribuiu, por unanimidade, o prémio que contempla um romance publicado em 2016.

O nome da pessoa premiada será divulgado no próximo dia 4 de outubro, na sessão comemorativa do Dia Mundial dos Professores. Todavia, a FENPROF regista, desde já, com muito agrado o facto de, após as vitórias de docentes do ensino secundário e superior, o júri ter decidido, em 2017, atribuir a vitória a uma pessoa que é docente no ensino básico, revelando a capacidade de produção literária de qualidade de docentes dos diversos setores e graus de ensino.

 

Vencedores das anteriores edições:

 Prémio António Gedeão (Poesia)

- “Vozes”, de Ana Luísa Amaral (em 2012),

- “Pequeno Tratado das Figuras”, de Manuel Gusmão (em 2014),

- “A convergência dos ventos”, de Nuno Júdice (em 2016)  

Prémio Urbano Tavares Rodrigues (Romance)

- “O Rei do Monte Brasil”, de Ana Cristina Silva (em 2013),

- “Os Memoráveis”, de Lídia Jorge (em 2015)

 

O Dia Mundial dos Professores comemora-se em 5 de outubro, por iniciativa da UNESCO e da Internacional da Educação, de que a FENPROF é membro fundador. Em 4 de outubro, a partir das 21h30, no Teatro da Trindade, em Lisboa, numa parceria com a Fundação INATEL, realiza-se um espetáculo comemorativo do Dia Mundial dos Professores, gratuito para os professores, com o Trio de Pedro Caldeira Cabral, o Quarteto Fernando Lopes-Graça e o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra. No intervalo, Paulo Sucena anunciará o romance e quem venceu a edição de 2017 do Prémio Urbano Tavares Rodrigues.

O Prémio Literário da FENPROF/SABSEG é anual, sendo que nos anos pares toma a designação de Prémio Literário de Poesia António Gedeão e nos ímpares de Prémio Literário de Romance Urbano Tavares Rodrigues.

 

A FENPROF                    A SABSEG