Nacional
Ataque dos EUA viola direito internacional

CGTP-IN solidária com o povo e os trabalhadores da Síria

07 de abril, 2017

A CGTP-IN expressa a sua solidariedade com o povo e os trabalhadores da Síria. Repete-se hoje aquilo que foi visível na Líbia e no Iraque, utilizando a mentira e grandes campanhas de desinformação.

Estamos a assistir a novas acusações, não comprovadas, de utilização pelo governo Sírio de armas químicas. Pretexto já utilizado anteriormente para invadir o Iraque e que depois se comprovou ser falso.

A mentira não pode deixar de estar presente para se avaliar o pretexto dos EUA para martirizar o povo Sírio.

Com todos estes pretextos assiste-se de novo à decisão dos EUA, desta vez pela mão do Presidente Trump, para atacar um estado soberano e elevar o nível da escalada militar contra o povo sírio.

Este ataque viola o direito internacional e desrespeita a carta da ONU.

Esta nova agressão à Síria não está desligada de toda uma estratégia de dominação dos EUA e seus aliados no Médio Oriente e no mundo árabe. O grande capital e os seus representantes pretendem ampliar o seu domínio e controle da região, para dominar o acesso ao petróleo, à água e aos recursos naturais.

As guerras contra o povo do Iraque, do Afeganistão, da Líbia, agora da Síria, e as ameaças ao Irão tem como prioridade absoluta, garantir que o seu principal aliado na região, Israel, continue a ocupar impunemente a Palestina e a martirizar o heróico povo Palestiniano.

A CGTP-IN condena este ataque à Síria e a guerra de agressão a que estão sujeitos.

Para a CGTP-IN o respeito pelos direitos do Povo Sírio à soberania, independência e integridade territorial são essenciais para a Paz naquela zona do globo, deixando claro que continuará a expressar a sua solidariedade com os trabalhadores e povo Sírio.

CGTP-IN
Lisboa, 07.04.2017