Nacional
Tomada de posição da FENPROF

Ação geral pelo Comércio Justo e contra o CETA

19 de janeiro, 2017

É com a maior das preocupações que assistimos a uma sucessão de acordos comerciais, multilaterais, plurilaterais, regionais e bilaterais, que configuram matéria jurídica que protege os interesses das multinacionais com uma “armadura”, com um poder que se sobrepõe às legislações dos estados, e que, não podendo ser postos em causa pelo voto democrático dos cidadãos, que configuram um novo modelo de Europa. Esta vê a sua componente social esfumar-se com a destruição dos serviços públicos, arduamente conquistados, e com a sua transformação em lucrativos negócios.

CETA e TTIP são acordos que reforçam a ideia de inevitabilidade e que, por isso, constituem uma séria ameaça à Democracia, impedindo a construção de alternativas capazes de conduzir a uma sociedade melhor e, por isso, mais justa.

Assim, a FENPROF – Federação Nacional dos Professores, consciente da grave ameaça que estes tratados apresentam, saúda todos os participantes e associa-se a este “Dia Europeu da Acção pelo Comércio Justo e contra o CETA”.

Não podemos ficar de braços cruzados!

Juntos por um mundo melhor e mais justo!

O Secretariado Nacional da FENPROF