Nacional

A luta pela defesa e valorização da Escola Pública está na ordem do dia. E vai continuar em 2017.

23 de dezembro, 2016

A FENPROF, em abril/maio de 2016, lançou o repto a diversas organizações e personalidades de copromoção de um Abaixo-Assinado/Petição que teve como primeiros subscritores uma centena de personalidades da vida nacional, mas rapidamente se estendeu a dezenas de milhar de portugueses. 

A discussão sobre o financiamento público a colégios privados com contrato de associação continua muito presente nas vidas de todos nós. Habituados a violar os termos dos contratos outorgados, e à falta de qualquer fiscalização por parte dos organismos do ME, alguns empresários do setor contestaram a moralização de uma situação que envolve milhões de euros do erário público.

Apesar dos passos dados pelo Ministério da Educação, com os quais visa o cumprimento da lei e o reforço do papel do Estado na promoção de uma Escola Pública de Qualidade, Democrática e Para Todos, os operadores privados não desistem de fazer reverter decisões cuja aplicação está em marcha e de impedir outras medidas que combatam o desperdício e promovam um serviço público de educação e ensino da mais elevada qualidade.

A luta pela defesa e valorização da Escola Pública está na ordem do dia. E vai continuar em 2017.