Nacional

Dezembro, mês de ação!

13 de dezembro, 2016

O simpósio agora realizado em Lisboa concluíu um trabalho desenvolvido neste mês de dezembro, com ações concretizadas em todas as regiões do país, nomedamente em escolas.

Na passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), as organizações envolvidas (FENPROF, CNOD e INR) divulgaram um concurso que decorrerá ao longo do ano 2017, com o qual se pretende sensibilizar e mobilizar os alunos da Educação Pré-Escolar e respetivas famílias na defesa da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos.

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro foram realizadas várias iniciativas nas áreas de intervenção dos Sindicatos da FENPROF (SPN, SPRC, SPGL, SPZS, SPM, SPRA).

10 de dezembro, data em que  foi assinalado mais um aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, FENPROF divulgou a realização de um estudo em parceria com o Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos (ODDH) que tem como objetivo analisar a existência de professores com deficiência nas escolas portuguesas e as representações e práticas da comunidade escolar.

A
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um documento das Nações Unidas, assinado a 13 de dezembro de 2006 e ratificado por Portugal, comprometendo, dessa forma, os governos e o Estado, com as garantias e os direitos que consagra.