Todas as notícias
Fórum promovido pela ONU (Expresso on line, 31/10/2006)

Futuro da Internet em discussão

01 de novembro, 2006
Governantes de todo o mundo estão reunidos na Grécia para debater a segurança, abertura, diversidade e acesso à web.
O futuro da web começou hoje a ser discutido em Atenas, na primeira conferência da "Internet Governance Forum" (IGF). Durante os próximos quatro dias, a segurança, a abertura, a diversidade e o acesso à Internet serão os temas em destaque no encontro.
"A possibilidade de comunicarmos mundialmente, via Internet, é definitivamente um dos aspectos mais positivos da globalização", disse hoje a comissária europeia para as Sociedades de Informação, Viviane Reding, durante o discurso de abertura do evento, que reuniu representantes de governos de todo o mundo. "No entanto - frisou Reding - a Internet só pode continuar a ser uma impulsionadora da democracia e do desenvolvimento económico se a liberdade de expressão e o acesso total à informação forem garantidos". No seu discurso, a Comissão Europeia convidou também a comunidade internacional a "não tolerar nem limitações públicas ao acesso à web, nem a cyber-repressão".
O objectivo da conferência é proporcionar uma plataforma de diálogo aberto entre os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da era digital, sejam eles governos ou empresas. Criada por iniciativa das Nações Unidas, no seguimento da Cimeira Mundial para a Sociedade de Informação, (que teve lugar em 2005, na Tunísia), a IGF não terá qualquer poder decisório.
Problemas que afectam a maioria dos internautas, como os vírus e os spam, são alguns dos assuntos que fazem parte da agenda do encontro. Já a gestão de domínios da Internet e a limitação dos endereços ao alfabeto latino ficam, para já, fora da IGF.
Expresso on line, 31/10/2006